Conquistando o equilíbrio na dança

1

 Esta semana lecionei um workshop sobre o equilíbrio na dança, tratando de espadas, candelabros, bastões e bandejas... Uma parte da Dança do Ventre que beira um pouco a magia circense e tem diversas origens. 
Para quem está iniciando esta jornada vai aqui um pouco de informação sobre esses estilos:

Espada: Sem origem comprovada nas danças femininas do Oriente Médio. A primeira apresentação que se tem registro, foi nos anos 70, pela bailarina grega Rhea, durante performance da troupe AL Banat de Suhaila Salimpour. Atualmente, Dança com espada faz parte do estilo cabaret americano.

Candelabro: É tradicionalmente utilizado no cortejo de casamento egípcio. Foi uma adaptação da bailarina copta Zouba el Klobatya, antes dela o cortejo seguia apenas com simples lamparinas. Se for dançado dentro do contexto de cortejo o ritmo adequado para essa dança é Zeffa.

Bandeja de chá: Tradição marroquina presente nas casas de chá. Os bailarinos, tanto homens quanto mulheres, equilibram a bandeja sobre a cabeça e brincam com diversas posturas e acrobacias até finalmente servir o chá aos clientes.

Bandeja de velas: É comum tanto na Grécia como na Turquia equilibrar uma grande vela sobre a cabeça durante a dança. Geralmente em festas de aniversário ou batizados. O ritmo adequado é o ciftetelli lento pois proporciona que a bailarina dance no chão.

Bastão: Parte do folclore egípcio e libanês e conhecido como Raks al Assaya. Provém da dança masculina Tahtib, mas também é interpretado pelas mulheres do Alto Egito. O ritmo é o Said.

Aqui eu fiz apenas uma demonstração didática para ilustrar a dança com bandeja turca.





Para palco: se a sua apresentação for no contexto do espetáculo, escolha um ciftetelli mais lento e trace um desenho do seu percurso no palco. Crie uma situação (um tema, uma história ou mesmo a pura e abstrata relação entre você e o ritmo) desenvolva isso improvisando e brincando com a bandeja. Explore ondulações no chão.

Para restaurante: Dependendo do lugar, muitas vezes não há um palco ou pista que facilite sua performance e as pessoas que estão por lá, nem sempre esperam uma apresentação ou algo do tipo, portanto, escolha uma melodia mais animada, pode ser um Karsilhama (ciftetelli tocado por bandas americanas)  e procure percorrer todo o espaço disponível ao redor das mesas. 

 


Sala de Aula
Primeiro passo, conheça seu corpo para entender sua postura. Como você distribui o peso do corpo na planta dos pés? Agarre o chão com os dedos do pé, abra-os o máximo que puder e sinta-os por inteiro.

Procure manter a coluna alinhada no eixo, flexionando levemente joelhos e segue aqui um segredinho, parecerá engraçado, mas é perfeito para conquistar um bom equilíbrio: 
Pense em seu assoalho pélvico (aquele músculo que compõe a vagina) e no céu da boca, juntos eles formam duas extremidades côncavas em oposição (loucura?) e imagine que seu tronco é a continuação das extremidades como se você fosse um ovo.  Pareceu engraçado, não é? Mas essa mentalização fará com que você encontre o tão falado eixo


Exercício de Postura
No passado as garotas treinavam boa postura em aulas de etiqueta. Faziam isso mantendo um livro sobre a cabeça até conseguirem executar todas as atividades sem deixá-lo cair. Isso é também um ótimo exercício, para manter postura.



Exercício com combinações:
Procure executar primeiro combinações no lugar e deixe os deslocamentos para uma segunda etapa. 


exercício 01
oitos laterais
redondo pequeno
batida lateral


exercício 02
camelos
oitos verticais


exercício 03
mãos e braços


exercício 04
Shimmies
giros suaves





Um comentário:

  1. Caraca estou na luta com o eic]xo, postura e etc! Nunca tive e descobri q é o fundamental na dança, sem isso não adianta vc fazer nada bem q tudo ficará ruim ainda assim!

    Essa história do Ovo foi engraçada msm! Vou testar rsrs Mas meu problem~~aaaooo msm é o tal do torax caido...Sempre penso em andar pela casa com um livro na cabeça pra ter postura pq ta dificil rsrs e cada uma q eu peço ajuda sobre isso fala uma coisa diferente =/

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...