Dança do Ventre, Música e instrumentos

2


Tradicionalmente a música composta para o repertório de Dança Oriental (Dança do Ventre Egípcia) segue algumas etapas estabelecidas e que a caracterizam como progressão Baladi Awadi ou progressão musical Baladi Taksim.

Cada momento tem suas características próprias, determinados instrumentos musicais de se destacam mais e a interpretação da bailarina também precisa seguir determinadas regras. Embora tudo seja aparentemente estruturado, a dança baladi taksim é baseada no improviso. Não há meios de coreografa-lo do contrário não é considerado Baladi Taksim.


TAKSIM - Momento melódico onde se destacam a flauta, acordion, violino ou piano. Geralmente um intrumento melódico se destaca mais e não há percussão. A bailarina tem como regra a seguir as notas da melodia e geralmente isso se faz com ondulações, oitos, redondos e movimentos de braços. 

SAKAT (Chamada e Resposta) – no segundo momento o percussionista inicia as primeiras dedilhadas no Derback e isso acontece como uma conversa com a melodia.


 

TET SARI (ritmos) - A terceira etapa marca o estabelecimento de alguns ritmos, como Maksoun, Fallahi ou Masmoudi e com isso o percussionista começa a se destacar e a bailarina torna-se mais extrovertida. 

TABLA (Drum Solo) - A quarta etapa é uma brincadeira com acentos, a bailarina executa determinados movimentos e posturas que se enquadram exatamente no acento final da frase ritmica e isso conduz o repertório para o solo de percussão.

HASSAN YA GHOULI (canções conhecidas) – Pode entrar nesta etapa final alguma canção folclórica ou conhecida por todos e que pode ser cantada. É um momento folclórico por assim dizer e pode incluir dança com Bastão.

 
AFLAH (Final) – Momento de despedida onde toda a orquestra toca junto e a bailarina se destaca com movimentos amplos. 



Instrumentos Musicais 

 
 
1- Snujs ou sagat - Em copta: sa’gu’t, significa castanholas de metal utilizadas, no passado, para espantar os maus espíritos, equivalentes menores eram colocados nas cinturas das sacerdotisas com o mesmo objetivo ritual.

2 -ZamrO aerofano de lingueta dupla, conhecido como zukra, zamr ou gaita, acompanha o daff, pandeiro nas canções folcloricas.

3 - Alaúde - Pode-se encontrar conjuntos folclóricos que utilizam vários tipos de alaúde de ponta e de arco, pela influência grega e das outras ilhas do Mediterrâneo encontra-se um alaúde de arco com três a quatro cordas que foi introduzido na Europa e deu origem ao rabel, antepassado do violino, por fim o violino moderno foi aceito pelos árabes como substituto do rebab antigo.

4- KanoonDescende da antiga harpa egípcia, o Kanoon corresponde a um trapecio de madeira com cordas, equivalente ao Santoor grego, foi introduzido na Europa durante o Século XII, e tornou-se precursor do piano occidental.

5- Daraouka, Derback ou Tabla -É um instrumento largamente utilizado em todo o mundo árabe, sendo ele que marca o ritmo no resto do grupo musical, tanto na música tradicional como na moderna. É feito de barro cozido e têm duas aberturas (a superior é de maiores dimensões do que a inferior). A Darabouka admite variedades de forma e tamanhos e a sua decoração pode ser de incrustações de fragmentos diminutos de concha e osso, ou motivos geométricos orientais. Todas as bailarinas recorrem ao Derback quando querem transmitir as frases percussivas da música, este instrumento pode se utilizado sozinho, pois é o que estabelece o diálogo mais importante e direto com o corpo.

6- RiqO pandeiro é o principal instrumento da música folclórica árabe do norte da África, leva vários nomes como: daff, tar, bendir ou mazhar. Podem ser circulares ou romboidais, mas compõem-se todos de uma só pele com tiras prendendo-a embaixo,  possuem platinelas como o daff .












)O(
isis zahara






2 comentários:

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  2. Olá, Isis! Comecei fazer aula, fiz 2, achei difícil. Entrei no YouTube e encontrei suas aulas. Aí então comecei a entender melhor os movimentos,e estou treinando em casa. Como faço para adquirir seus DVDs e músicas? Manastê

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...