Dança do Sete Véus - uma fantasia ocidental

1

"A danca dos sete veus tem sido considerada como parte das tradições do Oriente Médio, mas não é praticada no Oriente. Foi uma criação da fantasia europeia e tem sido preservada pela industria do entretenimento."

Dance of Seven Veils, Shira




A Dança dos Sete Véus no Cinema
Acredito que no Ocidente a dança dos sete véus é um ícone que envolve todo o imaginário e a curiosidade sobre o Oriente.

A figura sedutora de uma mulher coberta por véus esvoaçantes atordoou a fantasia de muitos durante todo o século XX e até pouco tempo atrás era sinônimo de dança do ventre. 

Ao classificarmos como um mito orientalista (fantasia ocidental a respeito do oriente) não podemos desqualificá-la como menor em relação as demais,  a fantasia deu vazão para algo muito bonito e que inquieta nosso imaginário de tão sensual e misteriosa que é. Temos que considerar também os aspectos terapêuticos que foram estudados a partir deste estilo. Entre sagrado e profano a fantasia se transforma em mito, adequado ao nosso contexto cultural.


O tema nos leva a um momento bíblico em que Salomé dançou para o rei Herodes em troca da cabeça de Iocanaã (João Batista); na Bíblia está escrito que a jovem retirou as sandálias para dançar. O termo retirar as sandálias, era uma licença poética utilizada pelas culturas semíticas da época que queria dizer: desvestir-se, desnudar-se indicando um pré-coito.

Oscar Wilde (ao escrever a peça Salomé em 1891) utilizou essa idéia do desnudamento, o deflorar-se com a imagem de uma flor que perde as pétalas. Cobriu a figura da jovem com pétalas de tecidos esvoaçantes que lembrassem o ímen. 



A Salomé de Oscar Wilde foi tema das ilustrações do artista inglês Aubrey Beardsley, grande contribuinte do estilo Art Nouveau que também inspirava as bailarinas orientalistas deste período, como Mata Hari. A Art Nouveau foi determinante na construção dos figurinos do estilo American Tribal.


Salome -Aubrey Beardsley 

Em 1905 o compositor alemão Richard Strauss  adaptou a peça do francês e compôs uma ópera, Salomé, dedicando um ato especial com o título A Dança dos Sete Véus. 





O cinema e os clubes exploraram bastante o caráter burlesco da dança, utilizando este imaginário todo com a idéia da odalisca. 

Uma das mais famosas Salomés foi Rita Rayworth em 1953:



Em 1961 Brigid Bazlen interpretou uma Salomé sem véus em King of Kings:



No final do século XIX e início do XX o Ocidente vivia uma fase de extremo interesse pelas ciências ocultas, havia uma busca intensa por sociedades secretas que misturavam diversos imaginários: a alquimia, o paganismo, o orientalismo, a bruxaria etc...


 Salome no Metropolitan 1907
Em 1877 a russa Helena Petrovna Blavatsky publicou "Isis sem véu" - o livro trata da origem da Terra e das ciências ocultas, a deusa egípcia representando toda a vida existente e seus sete véus como os sete mistérios da existência.

Os sete véus de Isis é uma alusão à crença dos antigos egípcios a respeito da vida. Dentro do manuscritos e tábuas traduzidas, como o livro dos Mortos, fala-se muito da existência de sete corpos, sete raios interagindo em cada ser existente.

Há também um mito de criação popular, em que os egípcios teriam surgido a partir do arco-íris, tendo dentro de si a sete cores. 

Algumas professoras de Dança do Ventre souberam integrar a definição egípcia do corpo com a dança dos sete véus, incluindo elementos terapêuticos  como a cromoterapia e adequando à teoria ayurvédica dos chakras. 

Assim surgiu uma corrente de estudos holísiticos em relação aos sete véus, focando a dança terapia.

Temos assim duas correntes diferentes e nenhuma delas tem origem direta na Danca do Ventre. 






 



 
 
Shira escreve um longo artigo sobre a história da Dança dos Sete Véus, acredito que ela foi uma das primeiras bailarinas americanas a desmascarar a fantasia relacionada ao estilo. 

Bakst - figurino para  Salome
O artigo dela foi de extrema importância na época, porque até os anos 90, os sete véus eram ensinados como parte da tradição oriental. Mas, mais interessante é que ela considera a dança como parte do processo de criação artística ocidental estimulante para a criatividade da bailarina como intérprete.


Assim como Shira eu acredito que a bailarina tem a capacidade transformar algo  deturpado em  sublime. Isso é a função do artista não é!?


Veja que maravilhosa essa dança dos sete véus utilizando a técnica do flamenco, a produção é Salomé, de Carlos Saura e a bailarina é Aida Gomez:






Entre os anos 1950 a 1960 as bailarinas americanas criaram diversas técnicas para a Dança dos Sete Véus, utilizando três tecidos maiores e quatro menores, cada um de uma cor ou os sete do mesmo tamanho combinados em diferentes tons de uma mesma cor. 

Geralmente as musicas escolhidas deveriam ser lentas e repetitivas para facilitar a retirada de cada véus e a dança continha movimentos simples. Após os anos 60 o estilo New Age se adequou perfeitamente. 




As regras estabelecidas surgiram da imaginação de cada uma e muitas vezes decaíam num ordinário strip tease. Como essa apresentação da playmate Betty Page e Diana Riggs:








Outro elemento estabelecido foi a cor do figurino, ideal que seja preto ou branco,  para não poluir visualmente, nem brigar com a grande quantidade de véus coloridos. No caso dos véus serem de tonalidades diferentes a partir de uma mesma cor, o figurino acompanha, obviamente, em harmonia com a cor escolhida.




Eu particularmente, não gosto muito de algumas coreografias, tenho a sensação de que a bailarina se parece com uma banquinha de retalhos ambulante e estruturei tamanhos aos véus justamente para evitar essa impressão.


Sete Véus: 


3 véus de 2mX1,20m 
2 véus de 1,20X1m
2 veus de 70cmX50cm



Jade - O Clone 1999
Assim os três maiores ficam presos pelos seus dedos e você pode brincar com eles durante um tempo. Os dois menores ficam presos ou como parte da saia ou como uma túnica transparente (sem aparecer os nós) e os menores amarrados como lenços ao redor da cintura. (Preciso desenhar isso para ficar mais claro, farei assim que estiver em terra firme!)


Na novela O Clone, a personagem Jade faz uma "dança do sete véus", sem entrar em detalhes quanto à parte técnica, mas tratando do figurino, a composição é muito boa, tecidos clarinhos e um traje branco. 



Um comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...