Os Sete Véus e Carta da Sacerdotisa parte 03
Wendy Buonaventura em seu livro "The Serpent of the Nile" conduz o leitor a uma origem mítica da Dança dos Sete Véus. A escritora tenta conectar a história da Dança com o mito babilônico de Ischtar, mas Shira discorda da relação em seu site e eu concordo que não há um veio histórico.
Devemos admitir a Dança dos Sete Véus como um mito moderno e ocidental, cujas conexões são adaptações contemporâneas de nosso conhecimento sobre o corpo e outras ciências do Oriente.
Na tradição egípcia a Deusa Isis (Iris na Grécia) é considerada também a deusa do Arco-Íris, ligando Céu e Terra através das sete cores, é uma figura que representa a sabedoria sobre todos os mistérios da Natureza. Também através dos sete raios de Isis nasceram as sete raças na Terra.
Embora seja envolvida por sete cores reluzentes, Isis é de cor negra pois simboliza a terra humificada e fértil.
Esse poder feminino sobre a vida, manifesto pelas sete cores foi representado pela carta do Tarot egípcio: a Grande Sacerdotisa.
A Sacerdotisa do Tarot é retratada constantemente velada por um tecido transparente onde acredita-se, são projetados todos os pensamentos dos seres humanos. O próprio véu em si representam os mistérios que não podem ser revelados.
Assim, a partir desses elementos presentes na carta do Tarot Egípcio a dança dos sete véus foi direcionada a um processo de criação ritual. Cada cor foi relacionada a um dos sete chackras, a divisão de corpos presente no Livro dos Mortos também foi incluída transcendendo a questão da dança de entretenimento burlesca para uma terapia de individuação e auto conhecimento.
As sete cores para uma dança ritual:
Vermelho: Vitalidade, entusiasmo, paixão. Sustentação energética do corpo.
Laranja: Energia Criativa. Equilíbrio entre o corpo e as emoções.
Amarelo: Emoções em conflito com a razão.
Verde: Vida ao redor, a saúde física em relação as interferências externas.
Azul: espiritualidade, amor incondicional, aceitação das diferenças.
Indigo: espiritualidade mística, encontro consigo mesma. Desenvolvimento da Intuição.
Violeta: equilíbrio espiritual, emocional, mental e físico.
A deusa Isis também carrega consigo duas chaves, uma branca e outra negra em equilíbrio e equivalência das energias opostas de criação e destruição. Tais cores devem ser trabalhadas no processo de dança ritual, e funcionarão como vestimenta de base dos véus.
Muito, muito interessante...
ResponderExcluirSeu Blog se tornou uma das minhas leituras favoritas =)
Bjusss
Obrigada por ter me enviado a música!Adorei seu blog e ja estou te seguindo
ResponderExcluirTe convido p conhecer o meu:
comquemakeeuvou.blogspot.com
bjo
Mayara
Oi Isis eu sou seguidoraa do seu blog ^^
ResponderExcluirGostaria q vc visitasse o meu: http://denise-bellydance.blogspot.com/
e se gostar segue lá :)
Bjs e parabéns pelo sucesso...
Isis,
ResponderExcluirCada um dos três posts,está completo por si só,e o conjunto,abordando diferentes aspectos da Dança dos Sete Véus,é mais um rico material de estudo para nós,tanto pelas informações,como pelos vídeos e referências que vc usou!
Sabia que ia ser bom,mas...está Ótimo!!!
Show :)
beijo grande