Liberdade ao criar uma coreografia de Dança com Jarro - Para abrir janelas é preciso construir paredes

0
    Não havendo uma regra que estruture esta dança, por ela ser parte uma criacão contemporânea do folclore egípcio, você pode sentir-se livre na sua composição. 


   Porém, se o objetivo é remeter aos fellahins egípcios, por favor, estude os movimentos do Balady foclorico e respeite a criação de Mahmoud Reda.  Se for folclore tunisino, estude  o quão importante é o jarro para eles, o ritmo etc...

   Não misture figurino fellahin com músicas Rajhastani, se for utilizar uma gama ampla de musicas e transcender a questão cultural, opte pelo estilo tribal que está mais aberto para isso. Portanto, estude American Belly Dance Tribal primeiro para depois compor ou opte por uma versão Bollywood e esqueça  o título folclore egípcio. 

    Falo isso porque, por desastre de destino, presenciei uma apresentação do tipo, não foi no Brasil e não mencionarei os nomes, mas, eu achei de extremo desrespeito, música indiana com figurino egípcio, o libreto divulgando com dança típica egípcia, uma verdadeira palhaçada. 

     Na minha opinião mesmo a fantasia orientalista, que cria um ambiente de Mil e Uma noites a cerca dos povos do deserto e todas as lendas criadas ao redor da dança, é de uma certa forma enriquecedora no processo criativo da bailarina. 

     Para uma criação estética não necessitamos apenas de verdades absolutas e comprovadas cientificamente, o imaginário criado ao redor é  mais útil na hora de estruturar um personagem ou uma coreografia.  Agora, tudo tem limites, para abrirmos as janelas, precisamos primeiro construir as paredes, como diz um sábio provérbio árabe.

   Portanto, pesquise primeiro antes de sair inovando! Você pode estar ofendendo culturas e tradições.

0 comments:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...