Dança do Jarro - como uma criação de Mahmoud Reda
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Mahmoud Reda foi o primeiro coreografo a retratar as danças populares egipcias de forma teatral. Reda costumava visitar as diferentes regiões do Egito para estudar os costumes e suas danças.
Quando chegou na região do central do Nilo, Al Sharqeia, Al Behaira e Al Garbeia, onde concentram-se as plantações de algodão cultivadas pelos fellahins (camponeses), ele observou que não havia uma caracteristica especial de movimentos que pudesse identificar a dança fellahin.
Assim, Reda partiu para uma outra estratégia: observar como as pessoas ali viviam, como andavam, caminhavam, notou então, que os homens mantinham-se em fila quando colhiam o algodão e as mulheres construiam potes de barro (balas) para buscar água.
A partir dessas informações Reda compôs combinações em linha para as coreografias e construiu uma pequena história de mulheres que iam buscar água, se banhavam e retornavam à aldeia.
O objetivo de Mahmoud Reda foi retratar a vida deste povo, independente deles terem uma dança tradicional folclorica.
Mais tarde, outro grupos passaram a copiar essa idéia inicial e hoje, muitas pessoas realmente acreditam que os fellahins possuem tradicionalmente este tipo de dança.
O estilo Fellahin de Mahmoud Reda é uma criação teatral, o que não anula todo o significado que o jarro de água traz para os povos do deserto, pois, é comum assistirmos apresentações de dança do jarro em diversos paises africanos, uma tradição das aldeias e que, muitas vezes é dançada também por homens.