A Dança do Ventre no Antigo Testamento parte 02

0
        A figura de Salomé, imortalizada pelo orientalismo, pode comprovar a existência de dançarinas ao estilo da dança do ventre nas terras de Jerusalém mas, também durante o período em que Israel passou por momentos de riqueza e fartura, nos tempos do Rei Davi e de Salomão, podemos pensar na existência de bailarinas similares, pois sabe-se da diversidade de mulheres artistas e escravas estrangeiras que animaram os palácios.  


      Uma das histórias que vem no momento é a da legendária Rainha de Sabá, que ao conhecer a riqueza e suntuosidade do reino de Salomão - não consta na Biblia que eles se amaram, embora no Cantico dos Canticos existem algumas hipoteses - porém a cultura popular do deserto, nos fala e muito desse encontro entre os dois monarcas em um banquete digno de Mil e uma Noites.

      A união dos dois se fez devido a um jarro de água, item de maior valor no deserto e gerou um descendente, Menelik I, rei de Sabá. Na época Medieval muito se falou a respeito desta misteriosa rainha, inclusive de que seu reino era tão grande que tomava até o Egito.

      Como mostra esse afresco etíope e de autoria anônima, a Rainha de Sabá segue a cavalo e armada com lança ao palácio de Salomão, uma demonstração de independência feminina em um período tão antigo. Se ela era realmente poderosa como dizem as lendas e possuía um séquito de mulheres de toda a África, como será que essa corte dançava?

     Em um dos poemas do Cantico dos Canticos, há diálogos que alguns pesquisadores afirmam ser o  Rei Salomão cortejando a famosa Rainha.

    O Cantico dos Canticos é um livro de oito capítulos, presente na Biblia, com poemas  amorosos, que eram cantados e representados durante as festas de casamento pelas filhas de Jerusalém, e voltamos aqui novamente às mulheres coristas do primeiro post. 

     Quem eram as mulheres coristas? Aquelas que cantavam, as musicistas e dançarinas que interpretavam as histórias de amor, com pandeiros, com Jarros, palmas e gestos.

)O(

isis zahara


0 comments:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...