A Dança do Ventre no Antigo Testamento parte 01

1

       Quando falamos em Dança do Ventre sempre nos referimos às tradições árabes, e nos esquecemos, algumas vezes, de mencionar as danças israelitas, que sofreram muita influência da cultura egípcia nos tempos de Moisés. 


       Também quando tratamos de dança com pandeiros pensamos nas ghawazee, mas não lembramos que o pandeiro foi um instrumento muito presente nas tribos de Israel.

       No livro "La Danza en El Mito Y en La Historia", Luis Bonilla trata das danças mencionadas no Antigo Testamento e faz uma comparação com as danças femininas de Israel no passado.


      
"Desde de os tempos mais antigos do povo israelita, a dança esteve direcionada às mulheres na    celebração de acontecimentos nacionais ou em festas tribais. Não se tratavam de bailes eróticos, nem tampouco de danças de significação dramática, mas danças corais sem conteúdo simbólico específico, a expressão pura da alegria: algazarras e gritos, cantos e danças em círculo."

BONILLA, pag 54


       Assim seguindo o Exodo, quando os judeus atravessaram o Mar Vermelho, Maria,  tomou de um pandeiro, provavelmente algo parecido com um Daff ou Mazhar e todas as mulheres a seguiram também com seus pandeiros, para celebrar o acontecimentos com suas danças e canticos. EXODO, XV (20, 21)

Também são as mulheres que aparecem em coro com seus pandeiros quando Davi retorna vitorioso contra contra os filisteus: 

"Cuando volvia David despues de haber herido al filisteo, salieron las mujeres de todas ls ciudades de Israel a recibir al rey Saul, cantando y danzando, y mostrando su alegria con panderos y sonajas. Y danzaban las mujeres cantando y diciendo: Hirio Saul a mil y Davis a diez mil.

LIVRO I Os Reis, cap XVIII, 5, 6, 7


        E para não deixar de mencionar a figura de Salomé, demasiadamente idealizada pelos orientalistas  com  sete véus, nada descreve a Biblia, apenas que ela retirou as sandalias, aliás toda uma conotação negativa  ela carrega, pois toda a trama em que envolveu sua dança, tem um ar macabro e incestuoso. 
        Mas, o fato é que Salomé nos dá o indício de solistas dançarinas, à maneira da Dança do Ventre.



)O(

isis zahara

Um comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...