BellyNesia - Dança do Ventre Fusão com Hula Auana parte 01

0
Existem algumass semelhanças técnicas entre a Dança do Ventre e as danças do Pacífico sul que erroneamente são classificadas por um único termo: "Hula".


Ainda nos anos 70 Jamila Salimpour já chamava o redondo pequeno de "Ami" termo hawaianao para o movimento, mas foi com Kajira Djoumana, através do American Tribal Belly Dance que as técnicas hawaianas se fundiram e conhecemos atualmente como "BellyNesia", tão difundida atualmente pela Bellydancer superstar Sonia.  Dentro do BellyNesia encontramos a técnica do Hula e das danças do Tahiti.
  
 Vamos classificar as diferenças entre as danças polinésias que ficará mais fácil de estudá-las e depois compartilhá-las com as alunas.
 
 
O que é Hula?
 
É um conjunto de danças rituais do Hawai, divididas em facções, simbolos e gêneros, cuja a mais conhecida é a versão feminina.

 A versão feminina do Hula é composta de ondulações dos quadris e braços, alguns passos saltitantes e muito gestos significativos executados com as mãos, isso porque a tradição do Hula é oral e todas as histórias são narradas através do canto, o "Mele".

 

 
 

   No passado o Hula era uma dança para toda a comunidade, compartilhada entre todos da ilha para retratar os acontecimentos como guerra, mortes, nascimentos, casamentos e a arte surf. Mas o contato com os viajantes europeus e toda uma outra cultura instaurada no Hawai muitos dos costumes foram banidos, até mesmo o idioma Hawaiano, se vocês observarem muitas musicas para Hula são cantadas em inglês.



   Surgiu então, um Hula moderno o "Hula Auana" cuja música inclui instrumentos como piano e guitarra e os ritmos se mesclam aos ocidentais conhecidos. Mesmo assim algumas bailarinas vêm resgatando elementos do Hula tradicional, chamado de "Kahiko", como por exemplo a utilização de cabaças para marcar o ritmo.


 
Dentro da mitologia hawaiana, o Hula foi uma forma de homenagear e adorar a deusa do vulcão: "Pele", representada como o fogo interno da terra, o coração da vida, responsável pela vida, pelo amor e pela dança...uma Hathor Hawaiana por assim dizer...






 
 Hula Auana para BellyNesia
Seguindo vídeo  didático abaixo

 

Braços
Dentro da técnica do Hula os braços mantém-se na linha dos ombros, dedos sempre unidos mesmo quando os pulsos se movimentam. O cotovelos apontados para o alto sustentam a expressividade dos antebraços que farão a narração dos elementos da natureza através do canto o "Mele".


 

Kaholo
É uma oito maia para cima com deslocamento lateral.


Ka'o
Oito maia no lugar


Ami
Redondo pequeno no lugar


Ku'i
Chutinho lateral


Hella
Marcação de ponta do pé à frente e retorna.


Uwehe
Abertura dos joelhos para fora.







 

0 comments:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...