Voltando aos Chackras, Vishuddhi- exercícios de equilíbrio

0
Alguns posts atrás tratei do Chackra laríngeo e falamos um pouco de menopausa, hormonios e tireóide, também pode causar alguns desencomodos quando desequilibrado, por exemplo pessoas demasiadamente críticas em que tudo tem algum defeito, nada está tão legal, a comida estea sempre sem gosto ou com muito tempero...enfim, indicam um certo desequilíbrio que no ayurveda pode ser entendido como um probleminha no Chackra da garganta.

Como trabalhar esse chackra é o objetivo do post, para as aulas, prepare sua sala com luzes azuis e solicite que as alunas venham de turquesa, se tiver pedras como quartzo azul, amazonita ou turquesa disponha na sala junto de um recho com essencias de camomila, lavanda, cedro ou majerona.

Hora de trabalhar movimentos com o pescoço:



Exercício 01

Mantenha braços no alto, unidos pelas palmas, ombros relaxados.
Deslize a cabeça de uma lateral para outra, concentre o movimento na articulação Atlas, onde o crânio conecta-se com as vértebras. Pense que você está deslizando apenas a cabeça em uma bandeja, evite inclinação. Repita 8 vezes, inspire ao projetar de um lado e expire ao projetar do outro depois troque e execute mais 8 vezes é uma técnica dos dervishes e oferece uma sensação de bem estar.


Exercício 02
Mantendo a mesma postura dos braços, deslize para frente e para trás.
Repita 8 vezes, siga inspirando ao projetar queixo a frente e retorne expirando.


Exercício 03
Junte os quatro pontos e deslize frente, lateral, trás, lateral e frente novamente, a respiração é normal.
8 repetições de cada lado.


Exercício 04
Se estiver menstruada não faça esse exercício! É uma postura de yoga a Sarvangasana ou inversão sobre os ombros.
Deite-se sobre um colchonete ou tatame, braços ao longo do corpo. Dobre as pernas e eleve os quadrs do chão, sustente-os com as mãos, mantendo cotovelos apoiados no chão (força no abdomen, sem sobrecarregar cotovelos). Eleve as pernas mantendo as eretas e verticais, retorne devagar enrolando a coluna até enconstar no chão, quadris e por fim as pernas. Importante a atuação do abdomen ao elevar pernas e ao descer.


Relaxamento

Deitada, deixe uma música relaxante de fundo, pode ser um  solo de  flauta Ney, bamboo, mentalize um campo de lavanda, em tons azulados levemente lilás e coloque-se deitada neste campo. Um véu azulado  cobre seu corpo ao inspirar e flutua distante quando você expira. Repita 16 respirações profundas e não se assute se você relaxar tanto e adormecer em plena sala de aula...

)O(

Isis Zahara

0 comments:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...