Swadisthana Chackra - relações entre Touro e Útero

0
Salam queridas,  estou em processo de montagem do novo Studio, que trabalhinho! Tudo novo que me dá aquele friozinho só em pensar nas proximas aulas e gravações! Em breve! Muito em Breve, estarei postando novamente as aulas no youtube...em um novo cenário, com muitas novas histórias para contar!

Mas, não posso deixar de escrever aqui neste diário que pretende ser um subsídio didático às amantes desta arte sagrada que é a Dança do Ventre!

Falamos um pouco sobre cada centro energético do corpo e detalhei em dois posts uma base do que é o Muladhara e exercícios para equilibrá-lo e despertá-lo de uma forma balanceada! Isto é importante! Quando sentimos ou presenciamos bailarinas extremamente ciumentas, invejosas, que despendem parte do tempo criticando, podem ter certeza, um desequilíbrio ocorre naquele corpo, e você pode encontrar diversas explicações na psicologia, na psicanálise ou, de uma forma mais poética, mais ilustrativa como a teoria dos chackras  e outras tradições antigas...



Swadisthana


"A região sacrococcigiana, formada pelos ossos do cóccix e do sacro, coloca a cintura pélvica em contato com toda a coluna vertebral, também a articulação do fêmur comunica o ilíaco ao restante da perna.
Dentro da técnica da dança esta região é, sem dúvida, uma das mais trabalhadas, sendo imprescindível o estudo e todo cuidado sobre ela.
A cintura pélvica é uma articulação semimóvel, ou seja, com movimentos limitados, enquanto que a articulação do fêmur é móvel, possuindo movimentos livres e é a composição dessas duas articulações que a maioria dos movimentos procede.
            O segundo ponto, de energia vital, apresenta outros aspectos da sexualidade e está localizado no miolo do tronco, um pouco abaixo do umbigo, próximo aos órgãos de reprodução.
(Apostila de Danca do Ventre, A Mulher como Território da Deusa - Isis Zahara p 34)


Conhecido no Ayurveda pelo termo Swadithana, o centro energético cuja memória emotiva carrega toda a criatividade e pulsão maternal, que vai muito além da maternidade concreta. 

"A região sacral está relacionada com as gônadas, glândulas das funções sexuais e reprodutoras, está também, ligada ao hipotálamo e à hipófise, constituindo parte de um complexo circuito nervoso e hormonal, cuja energia criativa pode ser forte como um touro quando ativada. Aliás, a semelhança, curiosa, entre a cabeça da vaca e o formato do sistema, reprodutor, feminino faziam deste animal, o símbolo de Isis e de Hathor." 











Dentro da filosofia Tantrica, o Chackra Swadithana possui seis pétalas brancas, no centro pode-se ver um crescente lunar outra alusão aos chifres e aos ovários, representando a energia sexual e seus impulsos, a deusa Afrodite  propramente dita concentrada em seu ventre!

)O(

0 comments:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...