MANIPURA CHACKRA - Momento de refletir sobre o orgulho na dança

5
Antes de retomar os exercícios sobre os chackras e a Dança do Ventre, segue aqui uma reflexão sobre este centro energético em que controlamos alguns sentimentos destrutivos como a raiva, o orgulho etc...
A importãncia desta reflexão começa em sala de aula e está voltada principalmente para as professoras e bailarinas profissionais, pois existe um momento em que toda a fase de descobrimento de uma sabedoria se transforma e a aluna torna-se professora.

Ao tornar-se detentora de um cargo em que a principal função é justamente repassar o conhecimento, seguindo as leis de um processo quase maternal, as alunas devem ser impulsionadas a ser tornarem capazes de executar a técnica, mas também de se conscientizarem sobre a importância que esta dança faz ao corpo, ao espírito. Se neste ambiente assistimos a brigas, fofocas, inveja entre bailarinas, entre professoras, alguma coisa foi repassada de forma errada. Momento de recolher-se e refletir!

Dançar é um ato sagrado em que o corpo se prepara para compartilhar a vida e tudo aquilo que carregamos de mais sagrado dentro de nós: o amor.

Se uma bailarina é incapaz de viver o que ela dança, todos os seus titulos não valem nada.

A Dança é um ato de beleza, é a trazer o sublime para o nosso cotidiano, despertar por alguns minutos aquele sentimento de eternidade, de gozo.

Não é exibir-se como aquela que pode executar melhor, não é seduzir aquele que não lhe pertence ou provocar aquelas que não têm pretensões profissionais.


O que este chackra têm a nos ensinar é que o ventre, como poder gerador de vida também é  causador da morte, portanto, cuidado com os seus atos, se a dança lhe confere o poder, não abuse dele, não faça de suas capacidades abençoadas um ato de vandalismo consigo mesma!

Tornar-se professora nada mais é que atuar na humildade, pois todo o conhecimento da Dança do Ventre, toda essa tradição milenar pertence a todas as mulheres, é um patrimonio das entranhas.

Nos anos de professora eu vejo, que as alunas não aprendem a dancar, elas se lembram de algo dentro de si que ficou esquecido quando elas nasceram...e é um conhecimento tão velho que eu, como professora tenho que me reverenciar, pois ali,  naquele momento, não há hierarquia.

)O(

5 comentários:

  1. Isis,
    Você falou uma coisa tão profunda,de forma tão suave e verdadeira,que demonstra grande sensibilidade e amadurecimento ,na Dança e na Vida.Parabéns pelo belissímo trabalho :)

    ResponderExcluir
  2. E essa sua sabedoria não pode ser ensinada, apenas instigada...

    ResponderExcluir
  3. Obrigada pelo carinho de vocês! )O(

    ResponderExcluir
  4. Olá Isis!
    Gosto muito desse blog. Os seus posts tocam em tudo o que eu amo, dentro e fora da esfera da Dança do Ventre. Sou aluna iniciante de DV e estudo Tarot faz algum tempo. Através desse blog posso ver uma dançarina e professora que fala sobre ligações energéticas, a Deusa Mãe e a Yoga na DV... Isso é o que eu chamo de formação holística!!
    Aqui em minha cidade não há professoras como você.Se houvesse, com certeza seria sua aluna.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...