Dança do Ventre técnica Básica - descrição

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Fluência As linhas fluídas correspondem à deslizamentos e ondulações e como o próprio nome diz, pretendem dar a ilusão ininterrupta de diversos movimentos ligados um ao outro. 


Redondo Simples ou
Movimento de rotação da cintura pélvica 1
 
Etapas:
Encaixar o abdômen à frente, curvatura da lombar para dentro (encaixada), peso do corpo distribuído sobre os pés.
Projetar um dos ilíacos para a lateral do corpo, peso depositado sobre o mesmo lado, joelho levemente estendido.
Desencaixar os quadris quando o peso do corpo estiver sobre os calcanhares.
Projetar o outro ilíaco para a lateral do corpo, peso depositado sobre o mesmo lado.
       
Redondo Pequeno ou
Movimento de rotação da cintura pélvica 2
 
 Etapas:
1. Projeção do abdômen à frente, curvatura da lombar (lordose artificial), peso do corpo distribuído sobre os metatarsos.
2. Alongar um dos ilíacos para a lateral do corpo, peso depositado sobre o mesmo lado.
3. Retornar a curvatura da lombar “encaixando” o quadril, peso distribuído sobre o calcâneo.
4. Alongar um dos ilíacos para a outra lateral do corpo, peso depositado sobre a lateral, retornar ao ponto de início do movimento.


 
 
Redondo Grande ou
Rotação da cintura pélvica e rotação da coluna vertebral
 
Etapas:
1. Afastar as pernas e flexionar levemente os joelhos.
2. Projeção exagerada do abdômen à frente, curvar toda a coluna vertebral para trás, peso do corpo distribuído sobre os metatarsos.
3. Deslocar um dos ilíacos para a lateral, peso do corpo sobre o mesmo lado, porém, estendendo o joelho, coluna vertebral em oposição ao quadril projetado.
4. Peso do corpo distribuído, joelhos flertidos, quadril projetado para trás e coluna vertebral curvada para frente e para baixo.



 
 
 
Oito maia ou
Rotação vertical da cintura pélvica (de cima para baixo) 
 
Etapas:
Projetar um dos ilíacos do eixo do corpo para a lateral externa, peso do corpo na lateral oposta, desenhar um arco de cima para baixo. Encaixar e projetar do outro lado.
 
 
Oito Oriental ou
Rotação vertical da cintura pélvica (de baixo para cima)
 
Etapas:
Peso do corpo na lateral que se iniciará o movimento, projetar um dos ilíacos para lateral externa, desenhando um arco de baixo para cima.
Ao projetar um dos ilíacos, transferir suavemente o peso de um lado ao outro, isso se faz erguendo o calcanhar e esticando os joelhos do lado em que se executa o movimento.


 


Oito de frente para trás ou
Rotação horizontal da cintura pélvica (de frente para trás)
 
Etapas:
Peso do corpo distribuído, projetar um dos ilíacos na diagonal frontal e desenhar um arco horizontal, torcendo o quadril para trás, encaixar.





Oito de trás para frente ou
Rotação horizontal da cintura pélvica (de trás para frente)

 
Etapas:
Peso do corpo distribuído, projetar um dos ilíacos na lateral e desenhar um arco horizontal, torcendo o quadril para frente.        




Ondulações da Pélvis
Camelo ou Ondulação pélvica (para cima)
O movimento do camelo surge da projeção dos glúteos pára frente, seguido de encaixe de quadril e contração do abdômen.
 
Etapas:
Projetar o abdômen à frente (pélvis projetada para baixo) desencaixando o quadril, peso do corpo sobre os metatarsos.
Encaixar o quadril (pélvis projetada para cima) e retornar ao eixo do corpo, transferência de peso para os calcanhares.
Ondulação Contrária ou
Ondulação Pélvica (para baixo) 
 
Etapas:
Mantendo os joelhos flexionados, quadril encaixado, pernas alinhadas lateralmente, contrair o alto ventre e projetar a pelve à frente acentuando o desencaixe do quadril, retornar projetando os glúteos para trás.
 
 
 
Stacatto
São os movimentos que marcam diretamente os acentos rítmicos da música.


 

 
Batida Lateral ou 
Projeção lateral da cintura pélvica
Mantendo os pés paralelos e alinhados com os ombros, flexione os joelhos alternadamente fazendo com que o quadril mexa de um lado para o outro. Procure graduar a velocidade.      
Os movimentos de batida lateral de quadril variam de acordo com o ritmo da música, a seqüência pode ser duas ou três vezes para cada lado, ser feita de acordo com a criatividade da dançarina.


 
 
 
Quebrado ou
Projeção dos ilíacos para baixo
Mantendo o quadril encaixado, pés alinhados, alterne os joelhos forçando o desnível na linha da cintura. Imagine que as laterais do seu quadril são duas teclas que devem ser pressionadas para baixo alternadamente. Nos Estados Unidos, o quebrado é conhecido por Typer-writer Butt.
Tremidos ou Vibrações
 Inicie o movimento alternando rapidamente os joelhos num curto espaço de tempo. Aos poucos o quadril começa a vibrar e todo o corpo parece tremer. A partir desta codificação básica do movimento, a dançarina poderá unir o shimmy aos movimentos de ondulação ou experimentar alternâncias de peso e arriscar pequenos deslocamentos.

 

Shimmy simples – alternância dos calcanhares e funciona como uma batida lateral em tempo acelerado.
Shimmy horizontal – alternância dos ilíacos frente e trás ou twist em tempo acelerado.
Shimmy vertical – contração da musculatura inferior da coxa e dos glúteos, flexão sutil dos joelhos, sem alternar e leve vibração da articulação do sacro.
Choo Choo – vibração simples com calcanhares erguidos ou meia ponta e twist. 

Posturas de Braços e Pernas

Um comentário:

  1. Seu blog é o melhor para estudos!! Meus deus você devia ganhar um prêmio Isis! Incrível!! Obrigada!!!!! O que seria minha caminhada de iniciante sem esses blogs maravilhosos!!!

    Abs!

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