Dança do Ventre na Holanda - Minha rotina profissional parte 01

2
Estive meio distante do blog por conta da rotina de aulas, shows e DVDS! 

Mas, eu gostaria de compartilhar um pouquinho da minha vida por aqui na cidade de Den Bosch, na Holanda. As vezes as pessoas me escrevem solicitando aulas, ou uma academia onde eu leciono. 



Aqui onde moro neste momento eu tenho meu pequenino e próprio Studio, Isis Zahara Belly Dance Studio:


Studio Isis Zahara
A cidade de Den Bosch é conhecida na Europa pelos seus cafés e restaurantes e a agenda de shows esquenta do outono para o inverno...

Nestas fotos eu estou me apresentando no restaurante turco Sehrazat.



A primeira vez que dancei por lá os donos se surpreenderam com a qualidade do show e ficaram muito felizes por ter uma profissional especializada em estilo turco.

Embora sejam tocados todos os estilos de música árabe as músicas turcas são obviamente as rainhas da casa e a bailarina precisa saber interpretar um Ciftetelli, um Roman Havasi ou Oyun Havalari. 

Faz parte do repertório tocar os Zills (snujs para os egípcios) juntamente com a música e não é aceito apenas o 123, mas a frase rítmica completa para poder conversar com os músicos.


Na maioria das vezes as apresentações são improvisadas, e você tem que estar preparada para as possíveis solicitações... alguém pode solicitar que você dance uma música em especial. Precisa estar preparada para isso, então é importante conhecer e escutar todas as músicas possíveis para estar atualizada com isso.

As pessoas são bem abertas ao show de Dança do Ventre, mas como sempre mantemos a nossa etiqueta profissional e UNIVERSAL, como por exemplo, se tiver um casal olhe primeiramente para a mulher e sorria! 

Procure deixá-la segura de que você não está interessada em exibir-se para ela ou roubar a atenção do companheiro de forma vulgar. Sorria para ambos e deixe-os felizes de estarem jantando num lugar agradável.



A pior coisa para um casal é encontrar um lugar romântico e se deparar com m dançarina que se diverte em exibir-se para eles.

Nos Estados Unidos é comum os convidados colocarem notas de dinheiro na roupa da dançarina e não há um problema sério quanto a isso. Aqui o procedimento é diferente, o ato é relacionado com prostituição e se alguém quiser oferecer algo deve esperar o final do show.

Em ambos os casos a bailarina recebe o dinheiro como um presente simbólico e não como algo extremamente importante. Mostre que você e sua dança estão além dos valores materiais e que as gorjetas fazem parte de uma antiga tradição e nada mais. 





Ultimamente a Dança do Ventre ganhou os teatros e através dos festivais vêm adquirindo um outro formato mais apropriado ao contexto do espetáculo, o que é maravilhoso, mas não devemos esquecer as suas origens em compartilhar a alegria nos restaurantes e festas familiares.

Tamalyn Dallal fez uma comentário uma vez em uma entrevista da revista Oriente e Magia, que eu gostei muito. Ela disse mais ou menos assim: "As pessoas estão se esquecendo que a Dança do Ventre é orignalmente dançada com os pés descalços sobre um chão de terra."




2 comentários:

  1. Uau! como sempre adorei as dicas... realmente acho educado a dançarina se preocupar em ser agradável com as mulheres presentes e acompanhadas...
    Nós brasileiras estamos muito bem representadas ai na Holanda através de você, com seu talento e profissionalismo.
    E sobre seu ultimo comentário eu acho visualmente feio a dançarina do ventre dançar calçada, descalço é tão bonito e fica à mostra o pé feminino que é naturalmente bonito.

    Bjusss e muito sucesso pra você!

    ResponderExcluir
  2. arrasou na dança turca hein! Ameii!!
    E olha q vi o video sem musica rs pq estou na faculdade e aqui nao tem caixinha de som. Mas adorei os movimentos...fiquei babando no seu redondinho que já lhe disse que vc precisa desmistificá-lo para mim, já q vc é mt didatica! Alias fico impressionada com seus conhecimentos Isis..vc fala de cada coisa aqui no blog. Só me faz perceber o qnto tenho q ler e estudar. Parabens pelo seu trabalho

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...