O dilema dos Shimmies: o que é 3/4 shimmy? tipos e variações

1
Acredito que uma das grandes discussões nos estudos da Dança do Ventre tecnica e nomeclatura é o shimmy 3/4!


Primeiro, porque esse movimento tem vários nomes, começando pelo Egito em que é chamado de Hagalla step (um deles), na Inglaterra como Egyptian Walk e nos Estados Unidos como 3/4 Shimmy. 

E por que 3/4? 

Porque você executará 3 acentos verticais em 1/4 da celula rítmica. 
Imagine que você está estudando o ritmo Maqsum 4/4  (maqsom, maqsoum, maksum):


Em cada um 1/4 da celula os quadris reproduzem 1-2-3 em acentos verticais
3/4 Egípcio
O acento é provocado pela projeção do ilíaco para baixo, na direção do joelho e que o movimento é simultâneo como o outro lado, porêm em oposição - quando um ossinho aponta para baixo o outro sobe com intenção para dentro.
O trabalho aqui deve-se à musculatora das coxas e articulação coxo-femural que se expande e retrai em sentido fora/baixo e dentro/cima.Os joelhos atuam como coadjuvantes, no folclore é executado com a planta dos pés no chão e na Dança do Ventre em meia ponta alta.



Mas o 3/4 que falamos acima é o egípcio, pertencente à dança Hagalla, também conhecido pelo nome da grande mestra Suhair Zaki. 




3/4 nos EUA
Nos EUA  o 3/4 Shimmy é conhecido por uma variação ocidental da técnica egípcia. No 1-2-3 do movimento em duas vezes o cento é vertical, mas no 3 a acentuação é horizontal e para fora (quase como uma batida lateral, só não ee porque mantém-se a postura assimétrica, ou seja não se deposita o peso do corpo todo na perna ao projetar o quaqril para a lateral).
Descrevendo o 3/4 shimmy "americano": 1sobe - 2desce - 3lateral 

3/4 Egyptian Walk
Na Inlgaterra o 3/4 shimmy leva o nome de Egyptian Walk e as vezes é chamado de Arabic Walk. Neste caso, o 3/4 egípcio é adequado a um deslocamento, que descrevendo como exemplo seria assim: 
passo direita frente (quadril: direito -baixo 1- sobe2- baixo3; esquerdo - baixo 1 - sobe 2 - baixo 3)

passo direita atrás: (quadril: direito -baixo 1- sobe2- baixo3; esquerdo - baixo 1 - sobe 2 - baixo 3)
 isis zahara
)O(


Um comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...