Tocando ritmo Masmoudi nos Snujs parte 04
0
A tradição de tocar címbalos parece estar morrendo no Egito, você já assistiu Dina ou Randa tocando normalmente em seus shows?
Raramente eles aparecem em apresentações do estilo egípcio moderno, a não ser quando se faz uma alusão às gawazee.
É mais comum vê-los nas mãos de bailarinas antigas, da Era de ouro. Isso porque os grandes shows anulam a sonoridade dessas platinelas. Mas elas são tão importantes para a dança do ventre como o bastão é para a Raks al Assaya. Além de ser uma ótima chance para estudar os ritmos árabes e através deles entender a estrutura musical e isso auxiliará na sua interpretação musical.
Por isso é preciso estudá-los para que uma arte tão significativa e singular não seja esquecida para sempre...
Quais as diferenças entre címbalos egípcios, turcos e ocidentais?
Isso é uma boa pergunta, porque vai de encontro ao resultado sonoro e rítmico da sua composição.
Sagat, os címbalos egípcios são mais leves e têm maior diversidade em sons do que os Zills turcos que são mais pesados.
Os címbalos ocidentais ecoam mais do que o normal (ou tradicional), detalhe que alguns músicos egícpios não gostam muito.
Tanto no Egito como na Turquia há uma diversidade de tamanhos, formato e composição metalica desses instrumentos. Por exemplo, há um tipo rústico, com apenas um furo, com as bordas achatadas e um corpo não muito alto, é geralmente utilizado para as cerimônias de Zar.
Aquele mais polido parecido com um sino é um remanescente das antigas awalin, bailarinas requintadas e conhecedoras da música clássica árabe.
Tenha os seus em mãos, posicionados nos dedos e a partir do alongamente e aquecimento (presente nos posts anteriores) é hora de arriscar Masmoudi Saghir:
Baladi (Masmoudi saghir) ritmo
Doum Doum tek-a-tek-a Doum tek-a-tek
(destros)
Direita Direita
Esquerda Direita Esquerda
Direita
Esquerda Direita Esquerda
D/E
E/D/E
D
E/D/E
(canhotos)
Esquerda Esquerda
Direita Esquerda Direita
Esquerda
Direita Esquerda Direita
E/E
D/E/D
E
D/E/D
Baladi Ritmo mais frases floreadas:
Doum Doum tek-a-tek-a Doum tek-a-tek--tek-a-tek-a-tek-a-tek-a-tek-a-tek-atek-a-tek
D/E
E/D/E
D
E/D/E
E/D/E
E/D/E
E/D/E
frase floreada 2:
D/E/D ---- D/E/D/E/D/E/D
Agora tente acompanhar o ritmo presente em alguma música ou em CD's apropriados para o estudo dos ritmos.
)O(
isis zahara