Estilo Egípcio e as inovações de Badia Masabni na música e na Dança parte 01

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         Todos sabem que a grande mãe da Dança do Ventre no Egito foi Badia Masabni, fundadora do Cassino Ópera, mais conhecido por Cabaret de Madame Badia. 

 

Cassino Opera

     Para ter uma idéia de como era o Cassino, você poderá assistir este vídeo disponibilizado pela revista Gilded Serpent. Aqui a própria Badia canta e é possível identificar Taheya Karioka no fundo, entre o coro de dançarinas. Esta gravação aconteceu antes das produções cinematográficas.



     Mas o que poucas pessoas sabem é que Badia Masabni fez algumas inovações na estrutura musical da música egípcia. Ao compor sua orquestra Badia contratou músicos com conhecimento de música clássica oriental, ou seja, eram conhecedores na arte de tocar alaúde, quanoon e outros instrumentos originários do Líbano, Síria e Turquia, e adicionou à sua orquestra erudita instrumentos populares egípcios, como o derback. 

    Assim nasceu uma estrutura musical diferente e apropriada para as coreografias que Badia pretendia. Os ritmos Balady como maqsoum, Ayubi, mesclaram-se à sonoridade líquida do alaúde.

       O momento Taksim com a flauta Ney não era tradicionalmente egípcio, mas característico do repertório turco, interpretado pelo Çifteteli. Do Cassino Ópera e depois pelos café da rua Mohamed Ali, o Taksim adquiriu novas versões e um Çifteteli modificado e batizado por Wahda Attawilla ( Wahda al Noz). 

Posteriormente o Taksim passou a ser interpretado pelo accordion. E ssa transformação resultou anos depois no que chamamos de Baladi Awadi.

     Madame Badia também incrementou sua orquestra com instrumentos da música erudita ocidental como os violinos, violoncelos promovendo composições mais complexas e que exigiam uma nova forma de interpretação corporal, que deixava de ser improvisada. 

      

Samia Gamal
    Tornando a composição musical mais complexa, obviamente que as coreografias seguiram a mesma linha de evolução, foi necessário adicionar elementos de danças turcas e iranianas que têm como característica  a expressividade dos braços, posteriormente Samia Gamal começou a estudar as danças ocidentais como ballet clássico e por fim a dança moderna que vinha se despontando. 

    Também há a hipótese de que Badia Masabni inspirou-se em intérpretes conhecidas nossas, como Isadora Duncan e Lolie Foller, ao incluir o uso de véus em suas coreografias. 

      Outra alteração foi a utilização dos sapatos de salto, que mudou o centro de gravidade do corpo na dança implicando uma outra forma de execução dos movimentos ou seja uma nova técnica acabou se desenvolvendo para se adaptar às novas condições.

      O estilo conhecido como Egípcio Oriental ou Cabaret Egípcio e Raks al Sharq revolucionou a dança feminina egípcia que até então vinha endo executada. 

    

   Leia mais:


Badia Masabin pela Gilded Serpent

2 comentários:

  1. A origem do taqsim vem do estilo turco? Os momentos de tasqim como instrumentos solando me soam muito egípcios!

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  2. O taksim vem da progressao musical turca sim. Madame Badia solicitou uma adaptação para o tipo de estrutura que ela estava criando. O ciftetelli adaptado tornou-se Wada Al Noz e o taksim entrou na estrutura de progessao musical Baladi Awadi (estilo egípcio da Era dourada e diferente do Baladi/Shaabi). Soa egípcio porque é o nosso referencial das primeiras musicas clássicas...

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