Dança com candelabro - Shamadan

1

A dança com candelabros, independente do Zeffa egípcio tem origem no passado, provavelmente começou nos tempos do rei Salomão, quando os escravos iluminavam os palácios. 



Zouba El Klobatyia



Mas foi no século XX que o estilo incorporou-se ao ritual de casamento no Egito.

 A dançarina Zouba el Klobatyya foi  primeira ou a mais conhecida bailarina que utilizou as velas (klob) sobre a sua cabeça, equilibrando-as.


 Até então a procissão do casamento egípcio era realizada com um cortejo, cujos familiares dos noivos seguravam longas velas com o intuito de espantar maus espíritos, inveja ou qualquer influência negativa sobre o novo matrimônio. 


   Pode se assistir neste vídeo de 1954 uma procissão de Zeffa em que não há Shamadan, Nadia Gamal interpreta o clássico oriental, e é possível de identificar mulheres segurando longas velas ao fundo.






A partir de Zouba a procissão passou a ser conduzida por dançarinas equilibrando em torno de doze à treze velas sobre a cabeça. 

    Essa performance foi inspirada na bailarina cristã Shafiya el Koptya (Shafiya a copta) o que nos leva a pensar sobre as remotas origens da dança. 

    A dança tornou-se parte do espetáculo da Dança Oriental quando Nadia Hamdi utilizou o candelabro em uma dança com descidas até o chão e  spacattos.

      Assista Nadia através deste vídeo disponibilizado pela revista Gilded Serpent:



Isis Zahara 
)O(

artigos interessantes sobre Shamadan:


Um comentário:

  1. Olá! Obrigada por compartilhar.
    Postarei sua página no meu blog para que minhas alunas possam ver também.
    Obrigada!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...