A Dança do Ventre como Arte Sensual - parte 01

1
  A Dança do Ventre tem origem no passado em danças rituais de fertilidade, num período em que provavelmente o sexo era visto como um ato sagrado, parte da vida. Assim descreve um papiro egípcio a respeito da vida privada de uma casal:

"Se sois discreto,
Tu encerrarás em tua casa e amarás nela
A tua mulher, alimentarás bem, a adornarás,
Porque os vestidos de seus corpo, os perfumes
serão a alegria de sua vida."


Kama Sutra  a Tale of Love - Mira Nair



Sabemos que no Oriente as artes sensuais eram extremamente estudadas pelas mulheres, principalmente pelas cortesãs, uma classe social de mulheres destinada justamente ao estudo do amor sensual. Como exemplo temos as gueixas no Japão, as devadasis indianas, as sacerdotisas da Deusa Ishtar na Mesopotâmia e as devotas de Hathor no Egito. 

Também livros como Kama Sutra revelam uma delicada documentação sobre a etiqueta sexual da sociedade indiana do século XVII, muito mais do que posições o livro trata de como se preparava um leito para o amor, os alimentos, a forma de conversar,  como oferecer uma bebida etc...

Mata Hari

Acredito que neste período em que a mulher aparecia menos na sociedade, pois o homem dominava a política, o comércio e as demais atividades sociais, coube à ela deselvolver uma infinidade de técnicas que supriam essa vida encerrada nas sombras, fosse nas casas, nos haréns, nos prostíbulos ou nos templos.

Conhecedoras de tudo relacionado à vida desde o seu nascimento, pois eram elas também as próprias parteiras, médicas e consultoras, enfim, um tratado de diversos conhecimentos desenvolveu-se ao longo dos séculos, entre eles as artes sensuais, envolvendo a dança como um dos elementos principais.

A Dança do Ventre na sua antiga forma, a Raks al Nahal, teve uma relação muito forte com o ritual de fecundidade, a figura da deusa Hathor, o amor e o sexo, acredito que além do formato dançado nas ruas e festas também existia uma dança de alcova, destinada ao relacionamento sexual de um casal, do sacerdote com sacerdotisa (no Egito Antigo) ou entre Sultão e Concumbina.

Sem o preconceito de que essa idéia deturparia a condição da Dança do Ventre, prefiro descartar a questão do pecado relacionado ao sexo, pois, a Dança sacramenta tudo o que é relacionado à vida, assim como a união dos elementos da Natureza, desde a química até a biologia, contando todo um ritual erótico de atração.

Isso não quer dizer para você sair pelos cafés dançando de uma forma vulgar, cada momento tem o seu lugar! 


Mas, você pode utilizar a Dança do Ventre para um momento especial em que compartilhará com a pessoa amada. 



Para isso, uma simples coreografia, algumas músicas, velas perfumadas, incensos e óleos de massagem podem ser interessantes aliados à noite.


- óleo essencial de gerânio (medicinal para massagens).


- Músicas como o CD "Eternal Egypt" - Hossam Ramzy e Phill Thorton.

       -  rosas e velas vermelhas.


- procure uma dança com véus ou com velas.






)O(
isis zahara





Um comentário:

  1. Lindo quero fazer uma apresentação,manda um video simples que eu consiga fazer com veu.beijos Adorei te conhecer.
    sheiladutradesouza@ig.com.br

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...