Dança do Jarro - Agua e Terra, significados sagrados

2
"Ainda hoje, perdura o hábito de se dar à mãe de um bebê recém-nascido uma boneca de barro. Essa boneca é esculpida com um jarro na cabeça, porta-velas em sua saia e colares no pescoço. É uma representação das antigas bailarinas que hoje já não vemos mais."


(A Dança da Libertação, Claudia Cenci - pag44)



    A Dança do Jarro é bastante conhecida, acredito eu, pela maioria das bailarinas que estudam o folclore do norte da Africa, mas acho importante destacar mais elementos para um estudo aprofundado. 

   Afinal, nunca é bom acreditarmos que sabemos tudo a respeito de determinado assunto, é tão bom descobrir novas informações, não é!? Eu me deparo a cada dia com alguma coisinha nova...isso me faz sentir renovada por ser eterna aprendiz...

    Para quem não sabe, a dança do jarro mais conhecida pela Dança do Ventre é a manifestação das mulheres do Oasis de Al Fayyun, que são os grupos Fellahins (agricultores) estudados e interpretados pela troupe de Mahmoud Reda. Mas, dançar com um jarro de água é um tradição de vários povos do deserto africano (Raks al  Juzur ou Shaba, proveniente da Tunisia) e também indiano, por exemplo no Rajhastan Gujarat, pode-se assistir um estilo particular de dança com jarro, que chega a ser acrobático.

      
   O significado maior desta dança está na importância da água para os povos nômades, que atravessavam áreas completamente áridas durante meses. Pensar que dentre um prazo tão longo, a água era levada dentro de bolsas de couro e jarros no lombo dos camelos. 





      A água para os egípcios antigos significava alma, a liga para dar vida ao barro e fazer viver um ser humano e, portanto, um jarro de água era a metáfora de todos esses significados. 

"espírito que é água, ou água que é espírito(...)
JUNG, OC 13, pag. 98


    Na Kabbalah judaica a água é representada pela letra Mem, uma das letras ligadas à maternidade, geração e vida, e assim toda uma trama envolve a água como elemento de transformação, por exemplo o batismo, onde se faz alusão a um renascimento, um ritual de passagem e a água marca essa transição.

    Da água e da terra surgiram os primeiros mitos de como criou-se o homem e a mulher. 

   O pouco que sabemos sobre as danças de El Fayyum, é que as mulheres, desenhavam oitos imaginários com seus jarros, interpretavam  o seu dia a dia buscando água e banhando-se. 


  A relação com  sexualidade e a água estava presente, entre os Fellahins da região de Said, já que os jovens da aldeia a disputavam e a cortejavam quando ela retornava de seu banho.







   Aqui vai uma curiosidade Al Maya, significa água, não sei, mas corro o risco de comparar o nome dado ao movimento oito maya com o elemento. 





)O(
isis zahara

2 comentários:

  1. Lí esse seu Post meses atras e ele inspirou-me a criar uma escultura em argila.
    As imagens estão em um dos meus Blogs nesse link
    http://hafsamahaila.blogspot.com/2011/09/dancarina.html

    Obrigada pela inspiração.

    ResponderExcluir
  2. Não sei se te mandei o link correto...
    O correto é esse:
    http://hafsamahaila.blogspot.com/2011/09/dancarina.html

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...