Dabke & Dança do Ventre - Para compor o estilo Libanês

0
 
 "O estilo cabaret libanês está entre o egípcio e o turco. O Libanês Oriental é um primo próximo do Egípcio, pois os movimentos básicos são os mesmos, mas a forma de interpretá-los e a tradição folclorica o distanciam.  As influências como o Dabke, os acentos verticais, acentos de glúteos e elementos do Khaleege (Dança do Golfo), compõem o estilo libanês. Também o uso mais amplo do espaço e a música mais acelerada são características do estilo libanês."

(www.gildedserpent.com/aboutuspages/MarkBalahadia.htm)




  O video abaixo é um exemplo de Dabke para dançarinas do ventre, coreografado por Jillina para o seu conhecido grupo Sahlala em 2007. 


     O importante é abrir possibilidades de se criar composições que transcendam o folclore e você sinta-se livre em criar. Embora os passos sejam tradicionais, podemos nos desvincular e dar um toque pessoal às nossas coreografias.



   Quando compomos uma coreografia, além de estudar a procedência e os significados das musicas, é importante nos atentarmos aos estilos e à época, isso auxiliará na composição de sua personagem e tambem no figurino. Mas não pense que isso é um limitador à sua criação, você poderá interpretar de foma livre, compondo com o que colheu de bonito e agradável de todas as tecnicas estudadas. 
Amani
    
   Quando dividimos a dança em estilos, egipcio, libanes, turco, separamos pelos elementos regionais que cada um deles traz, por isso é importante o estudo do folclore, pois você aprenderá a procedência de muitos dos movimentos presentes na Dança do Ventre. 

    Diferir estilo egipcio de libanes não é uma tarefa tão fácil como parece, principalmente, porque muitas bailarinas libanesas começaram sua carreira no Egito  e ambos os países compartilham as mesmas musicas ou ritmos. 
   
     Muitas vezes considera-se que o estilo libanês tem mais giros, cambrets, deslocamentos maiores e as bailarinas vestem sapatos tipo scarpin, como regra, mas, transcenda isso pois, a dança e os corpos das bailarinas é tão fluida e livre que estipular certos e errados poderá matar o que se tem de bais bonito que é a capacidade de criar e inovar-se. Portanto, respeite a cultura, mas, torne-se unica ao criar seu estilo, afinal, as bailarinas que se destacaram foram aquelas que inovaram e ultrapassaram as fronteiras.

    Ao montar uma dança em estilo libanês, primeiramente fazemos uma seleção de músicas e um estudo das principais dançarinas como Nadia Gamal, Samara, Amani, Dina Jamal. 


    Você observará que as bailarinas libanesas são extremamente sensuais e os movimentos mais amplos, para diferenciar bem um estilo do outro eu costumo, por motivos didáticos, apresentar um vídeo da Dina egipcia, cujos movimentos são extremamente contidos e contraponho com um video de Amani. 

     


Assista a um solo de Samara, que nasceu no Iraque mas naturalizou-se libanesa para poder dançar, aqui ela interpreta nas mãos do derbackista Setrak Sarkissian ...




Para estudar e conhecer um pouco mais sobre o estilo libanês, Jillina ensina em seu DVD 2, uma coreografia de pop libanês, onde constam alguns detalhes que caracterizam o estilo.


DOWNLOAD - MATERIAL DISPONIVEL NA INTERNET

0 comments:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...