Muladhara Chackra na Danca do Ventre - exercícios

0
O primeiro Chackra, situado abaixo do sacro, funciona como base para toda a movimentação energética do corpo, principalmente para o corpo feminino.

Dentro do Ayurveda o Muladhara Chackra corresponde à manifestação do shakti, que é em resumo, um princípio feminino, presente tanto no homem como na mulher. Digamos em palavras miticas, antes da criação de todos os seres apenas dois princípios em espírito puro residiam no vazio, um masculino e um feminino, ou Yang e Yin como fala a tradição chinesa.
Para não ficarmos no estereótipo do que é  atribuído aos gêneros, como características determinadas, gosto de me referir ao psicanalista Carlos Byington cujo o artigo disponível no link:
ternura_sexo_dignidade_e_amor.pdf para download define de forma singular o que pode ser chamado de princípio feminino sem cairmos naquelas discussões vazias e sem sentido que classificaram e deturparam a mulher ou que a anularam.

E o que toda essas teorias têm haver com a dança do ventre?

A Danca do Ventre é uma tradição que traz heranças rituais de cultos à feminilidade à fertilidade relacionando o tempo todo o ventre à terra.

Se dermos continuidade a essa tradição estaremos trabalhando com um resgate da feminilidade e com ela tantos problemas que podem ser solucionados de forma terapeutica, por exemplo, quem não começou a estudar essa dança para poder engravidar? Conheço diversas alunas que tentaram diversos tratamentos, mas a partir do momento em que iniciaram a dança, o útero respondeu.

Isso  pode ser chamado como uma conexão com esse princípio Shakti de criação feminina, podemos também dar nomes mais científicos, mas eu prefiro manter-me na poesia mítica e provocar nossa capacidade mental de conectar-se ao sagrado ou subjetividade.

Enfim, conectar-se ao Chackra de Base é antes de tudo ligar-se a si mesmo com a Terra, esse princípio criador feminino também denominado de shakti.

Para os exercícios de equilíbrio e ativação do Chackra (mas vá com calma, reprimidas ou assanhadas para tudo é necessário equilíbrio):

- roupas de malha, confortáveis nas cores vermelho ou amarelo.

- Saias rodadas vermelhas e amarelas

- óleo de gerânio (medicinal se for aplicado no corpo)

- Percussão - solos de tabla

- rosas vermelhas

0 comments:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...