Danca do Ventre - Nomeclatura Tipos Básicos de Movimentos 01

0

Este artigo tem como base uma longa pesquisa na área de dança e corresponde apenas algumas notas sobre a nomeclatura da Dança do Ventre.
Neste momento, não existe uma terminologia padrão para descrever o repertório de movimentos para Dança do Ventre, as convenções e nomenclaturas usada aqui partem da pesquisa de diversas bailarinas, que ao longo desses anos procuram contribuir da mehlor forma possível, mas como, reafirmo, é uma dança de caráter popular e diferentes termos são utilizados para um mesmo movimento, dependendo dos esforços didáticos do professor em descreve-lo para o melhor entendimento dos alunos.
 A terminologia do ballet clássico nos auxilia bastante e cabe à poesia e o nosso imaginário adequar a técnica a um termo que a descreva e ao mesmo tempo  transmita a subjetividade que nos inspira. A técnica da Dança do Ventre pode ser dividida em quatro tipos básicos de movimentos:

Fluente, Staccato, Locomotores, Movimentos de Camadas 

Fluente: São os movimentos  caracterizados fluência ou ondulações.Considera-se que a origem destes movimentos está nos músculos, provoca a ilusão de ser puramente muscular, como se a dançarina não tivesse ossos. Tais movimentos têm uma qualidade líquida, aquosa como de ondas que fluem uma para uma  próxima.
As ondulações traduzem corporalmente a parte melódica da música, mas não quer dizer que elas não estejam presentes durante a percussão.

Staccato: São os movimentos caracterizados por um impulso e que ao diferenciar da onulação, pode-se dizer que a linha do staccato se faz reta, enquanto que o fluente se faz curvo.
Os movimentos de staccato são frequentemente utilizados durante solos de percussão.
Os movimentos parecem ser mecânicos e precisos e respodem ao ritmo com pequenos trancos, criando uma certa tensão.

Locomotores: São combinações de movimentos e variações dos passos básicos. A composição de Fluência e Staccato resulta nos Movimentos Locomotores.

Camadas: Há um conceito importante na Dança do Ventre. Que é a noção de camadas ou o processo de adição de um movimento a outro a ser executado simultaneamente. Por exemplo: um movimento de stacatto ao ganhar velocidade e tornar-se um shimmy oferece liberdade ao quadril acrecentar fluência simultaneamente à vibração. O acréscimo de um peso de base concentrado em uma das pernas promoverá o deslocamento. O movimento resultante é o Movimento Locomotor com Staccato e Fluência. Alguns movimentos em camadas podem misturar fluência e Staccato. movimento de percussão pode ser mergulhado em movimento lírico Carolena Nericcio e Suhaila Salimpour procuram trabalhar com o conceito de Camadas.

Carolena Nericcio - uma das precursoras do American Tribal Belly Dance Style.
Suhaila Salimpour - uma das mais conhecidas bailarinas, coreografas e criadora de técnicas para o American Belly Dance Style.

0 comments:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...