Um pouco sobre a história da Música árabe - 01

0
Inspirada em textos de Henry Geoger Farmer, musicólogo britânico e orientalista (1882-1965) sobre a estrutura da música oriental, deixo aqui algumas notas, apenas introduzindo o tema a desenvolver ao longo da semana.




Os povos árabes preservaram e traduziram não só os manuscritos da Filosofia Grega, mas também seus escritos sobre a música e podemos admitir que a estrutura musical grega influenciou e muito na tradição da música clássica árabe.

A música clássica se desenvolveu nos palácios e ambientes urbanos, tornando-se cada vez mais rebuscada ao longo dos séculos, principalmente com a inserção de elementos do extremo Oriente, em que as notas podem ser divididas em sub-notas.

Na época das Cruzadas, a Europa adquiriu vários instrumentos musicais dos árabes e alguns deles fazem parte atualmente da Orquestra Ocidental.

Também os califados do Magreb, em contato com Portugal e Espanha, desenvolveram estruturas musicais e ritmicas estilizadas e pode -se dizer  miscigenadas, o estilo: "nuba".


Enquanto os centros urbanos desenvolviam uma estrutura rebuscada,  os beduínos mantiveram a tradição vocal, cantos acompanhados apenas por palmas, bastões percurtidos no chão, tendo apenas o Hebab,  um instrumento de corda muito rústico, provavelmente ancestral do alaúde e parecido com o nosso Berimbau. O Hebab pode ter uma corda, duas ou, no máximo, três.


Mas, tanto nos recintos urbanos quanto entre as caravanas a métrica poética  estava baseada na repetição das estrofes, um ciclo rítmico e repetitivo que veio posteriormente acrecentar-se também nos cantos religiosos.

Pode parecer, em um primeiro momento, que a música árabe é simples  por não usar a poliritimia mais comum no Ocidente, em que todos os instrumentos se fundem em uma única harmonia, entretanto, o seu aspecto singular se deve ao fato de que cada instrumento possui um tom especial e se destaca dos demais, isso favorece ao improviso no meio das composições e não é tão simples quanto parece....
 
Encontre mais obras pela wikipedia:

  • Farmer, Henry George (1912). The Rise & Development of Military Music. London: W. Reeves.
  • Farmer, Henry George (1925). The Arabic Musical Manuscripts in the Bodleian Library: A Descriptive Catalogue With Illustrations of Musical Instruments. London: W. Reeves.
  • Farmer, Henry George (1925). The Arabian Influence on Musical Theory. London: H. Reeves.
  • Farmer, Henry George (1925). Byzantine Musical Instruments in the Ninth Century. London: Harold Reeves.
  • Farmer, Henry George (1929). A History of Arabian Music to the XIIIth Century. London: Luzac & Co.
  • Farmer, Henry George (1930). Historical Facts for the Arabian Musical Influence. Ayer Publishing. 
  • Farmer, Henry George (1931). The Organ of the Ancients, From Eastern Sources (Hebrew, Syriac and Arabic). London: W. Reeves.
  • Farmer, Henry George (1939). Studies in Oriental Musical Instruments. Glasgow: The Civic Press.

0 comments:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...