A música no Egito Antigo - algumas notas

0
  Estamos falando da música árabe, mas apenas como pontuação, gostaria de levantar algumas informações sobre o Egito, na antiguidade. Acredito que o passado tenha influenciado bastante na atualidade, mesmo que toda a estrutura que conhecemos hoje remete à tradição dos árabes. 

  No passado, entre médio e novo Império, quando o Egito desfrutou seu apogeu, acredita-se que, assim com a dança, a música teve grande importância na vida dos egípcios.

   Desde os momentos sagrados no interior dos templos e rituais religiosos até no dia a dia da vida profana. Como parte dos instrumentos musicais, conhecemos o Sistru, a Harpa, as flautas de bambo, pandeiros, oboés e uma espécie de Rebab ainda encontrado nas manifestações populares das margens do Nilo.

Flautas
Foram os primeiros instrumentos utilizados pelos egípcios, em formato duplo ainda é utilizado atualmente.

Harpa
Desde o início de sua história os egípcios desenvolveram um instrumento de cordas feito a partir da arma de caça, o Arco. Contendo mais de dez cordas, feitas de tripas de animais, a harpa era tocada por homens e mulheres da alta sociedade. Ao longo da história o formato de arco foi incrementado por esculturas e desenhos geométricos entalhados sobre sua madeira ou cobertos com peles de animais sagrados, como o leopardo, por exemplo.

Alaúde ou Rebab ?
Feito de cabaça e com um pescoço bem longo decorado com fitas, um intermediário entre o Alaúde e o Rebab fazia parte do conjunto instrumental dos antigos, podia ser tocado com os dedos ou através de uma palheta.




Sistrus
Uma espécie de chocalho, composto de diferentes metais era dedicado aos deuses e instrumento sagrado utilizado pelos sacerdotes.





Pandeiros
No Egito os instrumentos de percussão tiveram diferentes formatos, o mais comum eram os quadrados, utilizados em festas religiosas e populares do Novo Império.

 

0 comments:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...