A Dança do Ventre aliada à Medicina Unani - parte01

0
Quando falo da dança como processo alternativo que auxilia a cura de determinadas doenças fisicas ou psíquicas, sempre menciono as medicinas antigas, como a chinesa e a indiana, mas é importante ressaltar que poucos conhecem a Unani, proveniente dos árabes.



A Medicina Unani teve um importante representante, Avicena 980-1037 (Abu' Ali al Husain ibn' Abd Allah ibn Sina),  um dos mais importantes filósofos e medicos árabes, escreveu Al-Qanun fi'l-Tibb, ou, Canon da Medicina, um manual de todos os conhecimentos médicos de sua época e algumas pesquisas próprias. Dentro desta enciclopédia, Avicena reuniu as tradições gregas (teoria dos humores de Aristóteles), indianas e iranianas, uma fusão entre Oriente e Ocidente que foi publicada mais de trinta vezes em latim durante os séculos XV e XVI, tendo se tornado, posteriormente, uma das obras de base bibliográfica nas Universidades de Lovain e Montpellier.

O que significa a Medicina Unani e qual a sua relação com a Dança do Ventre?


A Medicina Unani reúne dois procedimentos: ao mesmo tempo que busca racionalidade e dados científicos para a cura de determinadas enfermidades, combina teorias metafísicas para justificar a origem de uma doença.

O princípio básico da Medicina Unani consiste em acreditar que a saúde é o estado natural do organismo e que representa equilíbrio em todos os princípios.
Estes princípios são identificados como os quatro elementos tradicionais (fogo, terra, ar e água) correspondentes com as respectivas substâncias fluídas do corpo, por sua vez relacionadas aos estados da matéria (etéreo, sólido, gasoso e líquido), à quatro tipos de temperamento (bilioso, nervoso, sanguineo e linfático) e à quatro sistemas orgânicos (ósseo/muscular, nervoso, cardiopulmonar e digestivo).

Fundamentalmente todos os elementos corporais acima levantados são considerados como um reflexo dos elementos da matéria universal, ou seja, um desequilíbrio individual seu pode desequilibrar o mundo ao seu redor.Considerando o corpo humano como um reflexo do universo e não como um conjunto de orgãos e sistemas separados, a Medicina Unani procura encontrar a origem do que acarretou a enfermidade. 

A Dança do Ventre constitui em um processo de prevenção à possíveis desequilíbrios psiquicos, fisicos e emocionais, quando aliada e tratada como uma terapia de bem estar tem a capacidade de auxiliar no tratamento de diversas enfermidades. 
Dentro do estudo da Dança pretende-se a conquista de equilíbrios, não só físicos mas emocionais e psíquicos.
Para Avicena a alma é a primeira indicação da existência e que oferece ao organismo a sensibilidade, o movimento e o crescimento, mas há princípios além da corporeidade que são responsáveis pela animação do corpo. 
Tornar-se saudável é atingir a perfeição da alma, tornar-se próximo dela ou tão sublime quanto ela. 
Dentro desta teoria a dança funcionaria como uma ferramenta para transcender as imperfeições presentes na matéria. Em estado de transe o dançarino é um ser suspenso no espaço e dissolve-se no Universo como parte dele sem separação, matéria e alma tornam-se parte do princípio supremo.


Fazendo uma ligação direta ao cotidiano, podemos pensar que de uma forma mais poética os árabes construíram suas teorias com um fundamento lógico, por exemplo, a herpes é um vírus (HSV1) conhecido por todos e que embora seja um elemento externo ao organismo, aproveita fatores  que provocam uma fraqueza imunológica no corpo, como o estresse, para manifestar-se. 
Não há uma cura direta para a herpes, mas, a dança como terapia pode auxiliar no combate ao stresse, o corpo ganha mais resistência e o vírus não se manifesta com tanta frequência. 
A prática da dança voltada para a improvisação pretende provocar um estado de concentração, uma espécie de transe ou a estados diferentes de consciência que libertem algumas amarras. Criar, desenvolver-se na música, no ritmo nos leva para uma libertação, a conquista de uma autonomia do próprios gestos que podemos carregar para o nosso dia a dia. 
Libertar-se da coreografia é uma conquista que nos ensina a lidar com todas as situações da vida.
E muitas outras, quando bem trabalhada a dança do ventre oferece diversas conquistas para a saúde, desde estimular as vias neuro-motoras (com a repetição constante dos movimentos), melhorar a circulação sanguinea e com isso fazer bem ao coração, ativar a liberação de serotonina, substancia química responsável pela sensação de prazer e com isso auxiliar no tratamento contra a depressão. 
Trazer bem estar, a mulher tem a oportunidade de gostar mais de si própria e aceitar-se em sua forma de beleza, como indivíduo e não como apenas um objeto sexual.

Vale aqui ressaltar que a professora deve estudar os principios de cada uma das tradições como a Unani, mas, não tomar a frente de um médico, a não ser que a própria o seja. As aulas de dança devem auxiliar na prevenção e tratamento e não substituir o atendimento. Uma ferramenta importante no processo de auto-conhecimento, do corpo, da personalidade, e obstáculos psicológicos. 
A tradição da dança, em sua forma antiga, também enxerga o corpo como um reflexo da natureza e do universo em sequência de cadeias, foi tratado rapidamento no artigo sobre as danças da Arábia, onde a mulher compreendia um microcosmo ou centro de criação do mundo tendo como reflexo simbólico do macrocosmo, o útero. 

)O(
Isis Zahara


  

0 comments:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...