Dança do ventre - O que é o Ventre? parte 02

2
O ventre é como uma Mandala dividida em camadas sobrepostas  que vão desde os orgãos até a pele.
Muitas vezes os alunos reclamam da ausiência de coordenação motora para executar algum movimento, isso se deve pela nossa falta de consciência corporal, como fala o coreografo Ivaldo Bertazzo - não temos o hábito de prestar atenção às nossas modificações musculares mais profundas - (Bertazzo, pag 57).

O ventre não é bidimensional, mas, um volume cujos músculos trabalham contra a gravidade e são responsáveis pelo equilíbrio:

"Quando caminhamos, quando nos desequilibramos, quando nosso corpo ocupa diferentes planos no espaço, dependemos de forças que se originam no tronco (ou seja, a partir de ações musculares do tronco), para nos mantermos de pé." (Bertazzo,pag 61  )

Para entender essa idéia de que o ventre é um volume e que a consciência dessas cadeias que o envolvem facilitam o equilíbrio e a própria execução do gesto, Ivaldo desenvolveu um processo que nos coloca novamente no ventre, remetendo à postura dentro do útero materno.

Seguindo a teoria de Ivaldo, quando o corpo encontra-se no ventre materno, se desenvolve ao longo de uma linha arredondada, uma semi-esfera. Seus espaços limites são o crânio e a bacia.
Mesmo ao nascer, o bebê mantem, durante um tempo, essa postura arredondada.

 
E  é através desta postura arredondada que utilizaremos como primeiro exercício para sentir e entender, o que é o ventre. (Adaptação a partir da técnica desenvolvida por Ivaldo Bertazzo)

Mandala . 1

primeira etapa
Relaxar costas no chão, não deixe a coluna lombar curvar-se flexionando os joelhos, sem enconstar os calcanhares nas coxas,planta dos pés apontadas para o teto.
Projete os braços para o teto, mantendo cotovelos flexionados, sentindo o peso do ar nas palmas das mãos.

segunda etapa
Respire profundamente conscientizando-se de cada parte do seu corpo.  Observe que nessa posição existe a noção do frente, onde estão direcionados os braços e as pernas, o trás corresponde a um endireitamento da própria coluna, um conforto e não um mero: jogar tronco para trás e relaxar ombros. 


 
 
 
 
 
 
terceira etapa
Procure suavemente ondular o ventre, sem o auxílio de joelhos e bacia, somente com os músculos pélvicos e abdominais. Não deixe de respirar.

quarta etapa
Mantenha a postura inicial e respire profundamente mantendo a língua no céu da boca. Sinta a cavidade côncava de sua arcada superior em oposição ao cinturão pélvico. Aproveite a respiração para sentir o tórax como um volume pressionando o chão.

O Ventre situa-se no centro de força do corpo, a conscientizacão tridimensional dele (músculos, ossos e orgãos) em uma relação de harmonia dinâmica com a coluna e demais partes, onde ora há predominância de uma delas, nos auxilia a pensar em um fluxo circular de energia contínua que não se perde nas extremidades.
Como parte de composição do tronco está situado entre duas linhas opostas, conectando as costas e a frente do corpo, também intermedia a nossa noção da parte superior e inferior do corpo.
Através do ventre há a polaridade e o conflito das oposições, as extremidades do corpo. Mas essa oposição não é excludente e sim complementar.
A melhor forma de fortalecer o nosso centro de força é provocar a oposição das extremidades.



 
Bencardini, Patricia - Dança do Ventre, ciência e arte, 2002 editora Texto Novo, SP.
Bertazzo, Ivaldo - Espaço e Corpo, guia de reeducação do movimento, 2004, SESC SP.
Freire, Marcos - Automassagem e Medicina Chinesa, 1996, editora Autor, Brasília.
Zahara, Isis - Dança do Ventre, o corpo como território da Deusa - Apostila 2005

2 comentários:

  1. Gostei muito do blog Ísis, eu faço dança do ventre há 7 meses (Amo muito), mas tenho algumas dificuldades ainda. Valeu pelas dicas. Gostaria de saber se você pode me indicar algum livro para comprar sobre dança do ventre. Parabéns!!

    ResponderExcluir
  2. Oi Juliana eu gosto muito do livro da patricia bencardini <3 isis zahara

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...