Dança do ventre - O que é o Ventre? parte 01

2
Ao longo da história observo uma necessidade feminina em simular o ventre de alguma forma, seja dentro de espartilhos, escondê-lo entre roupas mais largas ou mesmo  pela cirurgia plástica.
Na Dança do Ventre existe a oportunidade de nos voltarmos para essa região, as vezes esquecida, às vezes renegada, e pensar sobre ela.
Durante as aulas a professora pode conduzir melhor esse pensar sobre o ventre, auxiliando e concientizando a sua importância vital no corpo humano.

O que é o Ventre? Essa pergunta é feita no livro de Lucy Penna - "Dance e Recrie o mundo, A Força Criativa do Ventre" (editora Summus SP, pg 63)

Para Lucy, e eu sigo a definição dela neste artigo, o ventre é "um conjunto integrado, que compreende três partes: superior, média e inferior. A parte superior, ou epigástrio, situa-se entre o diafragma e os pares de costelas flutuantes. A parte média ou mesogastria, se estende desde as costelas atés as cristas ilíacas. O baixo ventre, ou hipogástrio, abrange toda a bacia."

Seguindo um pensamento popular, o ventre compreende uma espécie de ovo, um invólucro que sustenta os orgãos do aparelho  digestivo, excretor e reprodutor, situado no meio do corpo humano. Se pensarmos na imagem do ovo temos a parte superior, o teto, como diafragma e a parte inferior, o chão, como o Diafragma Pélvico. Entre diafragma e o assoalho pélvico temos uma quantidade de músculos chamados de abdominais.


O Diafragma - Definição
É um músculo que trabalha juntamente com o aparelho respiratório, de comando automático e involuntário e atua em assegurar o bom funcionamento dos sistemas circulatório e digestivo.
 

A Musculatura Abdominal - Definição
A musculatura ventral é representada pelo reto abdominal, oblíquos (externo e interno) e pelo transverso.



 


Reto abdominal
Músculo em fita que que desce do externo ao púbis e que tem a função de dobrar o tórax e levantar a bacia.
 
Oblíquos
São largas lâminas musculares inseridas nas costelas e no osso ilíaco, são responsáveis pela compressão do tórax abaixando as costelas.
 
Transverso
O músculo transverso comprime a cavidade abdominal ( importante na contração de defecação, parto, vômito)

O Diafragma Pélvico - Definição
A região inferior da pélvis reúne um conjunto de músculos entrelaçados para a sustentação das vísceras, regulando a abertura e o fechamento dos nossos orifícios (vagina, anus, uretra), ligando a bacia até as coxas


 

As imagens pertencem aos seguintes sites:
http://www.jefersonporto.com.br
http://www.educacaofisica.com.br/

2 comentários:

  1. Muito obrigada por compartilhar =D!!!! Seu blog é super interesante!!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...