Desvendando a Mwashahah ou Mwuashahat

0
Farida Fahmy 


A palavra Muwashashat (Muwashahat no singular / Mwuashahah no plural) em árabe clássico significa "cinto", aquilo que envolve mas também refere-se a um gênero musical da música clássica. A Mwuashahat se classifica como tal mais pela metrica poetica, pela forma dos versos cantados, tendo um solista e um coro que repete o refrão. Embora solista e coro se repete tamb;em na musica folclorica o que diferencia aqui é o idioma mais sofisticado, ou seja o uso da linguagem clássica, mais rebuscada em vocabulário.


A Mwushashah é encontrada quase em todos os países árabes e portanto tem mais de um estilo, o que nos torna difícil de entender e estudar, contado que existem diversas exceções. O mais conhecido é o Al-Andaluz originário da Espanha Medieval, considerando aqui o período em que o Império Otomano dominou a península Ibérica.

Os instrumentos musicais são os mesmos da música clássica: alaúde, quanun, kamanja(violino), daff e o derbacke utiliazado de forma mais sutil.que na música popular. Os ritmos utilizados vão de 2/4 até 48/4 tempos, sendo o mais conhecido para a dança o Samai Thaqil de 10/8 ou 10/4.

A palavra Samai é de origem turca derivado de Saz Samai uma especie de alaúde utilizado na música clássica turca e Thaqil quer dizer pesado. 



Samai Thaqil


Na Dança Oriental a composição mais conhecida como Mwushahat  é Lamma Bada de Sayyid Darwish.






Mwuashahat Estilo de Danca

Em 1979 Mahmoud Reda foi convidado a compor coreografias para música clássica estilo mwuashahat. Utilizando sua própria imaginação a partir do contexto da música clássica palaciana, talvez inspirado pelas danças clássicas persas e turcas Mahmoud Reda estruturou uma sequencia de combinações e coreografias focalizadas na transição espacial, braços, giros e arabesques de forma a traduzir a condição extremamente lírica das composições.

As coreografias de Mahmoud Reda tornaram-se um marco histórico na dança egípcia, especialmente a mwuashahat que acabou sendo considerado um estilo de dança a partir de sua estréia. Copiada por tantos outros coreógrafos e professoras, o a mwuashahat na verdade é uma mescla delicada entre passos do ballet clássico, da dança persa com a dança oriental unidos pela genialidade de Reda. 

Os figurinos foram desenhados pela então primeira bailarina da companhia, Farida Fahmy. Farida desenhou uma composição distante do convencional para dança do ventre, mais conectada ao figurino antigo embora com toque de fantasia e praticidade artistica. 

A mwushahat de Mahmoud Reda veste pantalonas largas, camisa de mangas bufantes, colete de veludo e casquete sobre a cabeça. Figurino que permitiu a apresentação do espetáculo durante o Ramadam. 

As cores escolhidas em tom pastel assim o foram por se adequarem mais ao estilo musical, lírico e suave.  





0 comments:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...