Como definir estilo musical e saber qual é a música correta para a sua dança - part 01

1


A música Árabe, em especial a Egípcia possui nuances tão sutis que ao ouvido leigo  torna-se difícil identificar as diferenças entre estilos. Mas, como toda  cultura musical de qualquer país a música Egípcia possui diferenças regionais e históricas  e pode ser  classificada em diferentes estilos como:  progressão Baladi, classico, folclorico, al jeel, shaabi e faz parte do processo de aprendizado saber identificar o estilo musical para depois interpretá-lo com a dança.
Como identificar um estilo musical?
O primeiro passo e seguir algumas perguntas básicas que facilitarão o processo de identificação:
Que instrumentos musicais são possiveis de identificar?
A canção é cantada ou instrumental?
Se for cantada possui uma voz solista e um coro que repete o refrão?
Parece uma composição complexa, como orquestra com vários instrumentos melodicos e   pouca percussão?
Inicia-se com flauta, accordion e depois segue para percussão?
Que ritmo de base é utilizado?

Estilo Egipcio Folclorico

Geralmente são composições do Alto Egito, tocadas por músicos que a aprendem a interpretar de ouvido e sem partitura. Tem carácter festivo e  geralmente  são gravações feitas fora de Studio com pessoas falando ao mesmo tempo, como se estivessemos em uma festa.
 




Ritmo de Base:

Said, Maqsoum, Fallahi - tocados de forma pesada, rústica  porque é um estilo que se toca nas ruas e ambientes mais festivos.






Instrumentos Musicais:



Tabla ou derback acompanhado pelo Daff ( pandeirão sem platinelas).
 



Tabla Baladi ou Tabla Saidi, Tambor que marca a base mais grave  célula ritmica “Doum” .










Mizmar uma espécie de oboé com sonoridade específica para esse estilo musical:





Rababa um violino primitivo com no máximo 3 cordas
 




Kawala uma flauta de bambo de construção mais rústca que a turca  e sonoridade típica da região do Alto Egito.




Magrouna: Flauta dupla de bambo:
 




Exemplos de música folclórica Egípcia são:

Fatma Serhan:



Os Músicos do Nilo:



Exemplos de Danças Folclóricas:


Ghawazee - Hoje em dia a palavra ghawazee virou um termo comum no estilo Tribal, mas as ghawazee são uma minoria etnica presente no Egito e têm um estilo próprio de dançar bem diferente. Veja aqui as irmãs Mazin em uma de suas performances. As ghawazee são conhecidas por tocarem sagat/snujs enquanto dançam. Os ritmos são Maqsoum, Sombati e Saidi.




Raks al Assaya _ Said : A dança folclórica mais conhecida, embora seja típica do Alto Egito é possível assistir demonstrações desta dança em todo o país. Ritmo Saidi e Maqsoum.




Hagallah: Dança do norte do Egito, na fronteira com a Líbia. São movimentos de quadril específicos catalogados por Mahmoud Reda e estruturados para espetáculo de danças folclóricas. O Hagallah geralmente é dançado com base no ritmo Falllahi tocado de forma tão rápida que recebe o apelido de Falahi Beduíno.






Dança Núbia: Seguindo o ritmo Nuba são danças do Alto Egito, fronteira com o Sudão onde vivem maior concentração de Núbios. Os núbios são considerados descendentes diretos dos antigos Egípcios. A música e a dança têm  forte influência dos estilos Africa Central e embora exista coreografias estilizadas para show, aqui vai um exemplo de como o povo núbio dança. Veja que um dos músicos toca uma arpa rustica, esse instrumento é tocado desde o tempo dos faraós.



Um comentário:

  1. Adorei o texto! Aprendi muito sobre as danças e a música folclórica!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...