TOP 20 musicas que toda bailarina deveria saber part 09 - Gana El Hawa

1
Gana El Hawa
 Abdel Halim Hafez

Abdel Halim Hafez, juntamente com Um Kulthun, Farid el Atrache e Mohammed Abdel Wahab é considerado um dos mais importantes nomes da música árabe. 

Em todo o que chamamos de mundo árabe, Halim é conhecido como o "Rei da música árabe" e pelas suas letras extremamente romanticas.

Gana El Hawa é mais um clássico romantico de Halim. 
 
É uma canção que cabe para o momento folclórico do seu repertório e embora Abdel Halim tenha nascido no Egito, e a música seja um Said, o estilo musical genuinamente árabe me faz lembrar bastante as melodias libanesas.

Como neste clip gravado em Beirut, a melodia já começa com uma fileira de dabke. Somente no final o casal retorna ao Egito (casa)...





Enfim, é uma música que pode ser dançada com bastão e ou cantada naquela proposta de compartilhar o significado da letra com os presentes e carrega-los a dançarem juntamente com você! Mas, se você tiver uma versão instrumental, observará que ela segue um estilo orquestrado, clássico, pois bem, clássico egípcio cai perfeito...






Para quem não leu o post sobre Raks al Assaya libanesa e egípcia, fica aqui uma dica - sim, existe algumas sutis diferenças, mas entre Ayoub e Said, Egito e Libano compartilham uma mesma tradição de dançar com as bengalas ou o bastão de bambo típico dos beduinos, cabe a você contextualizar sua dança.

Na arte não há certo ou errado, você pode se sentir livre para criar e inovar, mas é importante saber o que é o quê para depois quebrar as regras.







Um comentário:

  1. Boa lição! Pra quebrar regras precisa saber o que é o que!!!!

    EU AMO ESSA MÚSICA! Não me canso nuncaa...confesso que eu não sei nada ainda né rs e não sabia q ela era um clássicao assim..mas como dizem pro aí classicos nunca morrem! Gerações vao e vem e eles permanecem! É uma das minhas preferidas pros momentos romantics! Estou adorando essa lista e me identioficando rs

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...