O que é estilo na Danca do Ventre?

2
 Vira e volta o termo Estilo entra em discussões polêmicas que muitas vezes mais confundem do que esclarecem. Quem está começando a estudar se perde mesmo com tantos nomes então, vai aqui um post bem didático. O que está aqui escrito eu aprendi com professores qualificados, musicos, compositores e pesquisadores da cultura do Oriente Medio.

Além do estilo pessoal que é sua identidade na dança existem sim linhas diferentes de interpretação. 
 
A primeira classificação, fundamental ao estudo das danças Orientais, está bem explicada neste artigo escrito por Salomé - A professional-Style/Terminology.

Folclore - são as danças criadas pela comunidade, carregadas de símbolos e significados conectados ao cotidiano deste grupo, nação ou país. Por exemplo, Raks Baladi, Raks Al Shemadan, Tahtib, Dabke, Guedra, Al Nasha'ar.

Performance artística - É a forma teatral de interpretar as manifestações folcloricas e de criar novos estilos direcionados ao contexto do espetáculo, são elas a Danca do Ventre, American Tribal Belly Dance e Tribal Fusion.

Dentro da categoria Dança do Ventre, há uma diversidade de estilos diferenciados pelas tradições culturais (Egipcia, Turca, Libanesa, Marroquina, Armenia, Grega...). Cada país tem suas raizes folcloricas que serviram de ferramenta criativa na formação  dos estilos de Dança do Ventre.

Dança do Ventre Egipcia

Folclore - Dança feminina egípcia presenta nas celebrações de casamento e outras festas familiares. É estruturada na improvisação e os movimentoes estão concentrados no quadril. Não há grandes deslocamentos, poses marcadas ou acentuação com braços, cabelos etc.

Baladi - Dança Feminina que se estruturou juntamente com o estilo musical Baladi Awadi. Originou-se no Cairo durante as década de 40 e 50 e tem como caracteristica movmentos pequenos e concentrados.

Raks Sharq (performance artistica) - É a versão da dança Baladi estruturada para o palco, televisão, ou seja, para o espetáculo. A partir dos elementos da dança tradicional uma nova estrutura foi criada, incluindo regras das danças ocidentais, como Ballet Clássico, Dança Moderna e o Jazz. O Raks Sharq é considerado como estilo clássico da dança do ventre.
Para este estilo foram compostas uma infinidade de obras orquestradas. 

Em ambos Baladi e Sharq a progressão musical utiliza o Taqsim, improvisação melódica e o Mawal, Improvisação cantada. 

A palavra árabe Sha'abi significa folclore. Por muitos anos foi utilizado para identificar as danças focloricas, também chamadas de Baladi.
 
Sha'abi e Baladi estão conectados por serem dois termos ligados ao que é popular, característico ao povo egípcio.

Não está errado chamar dancas focloricas egipcias de Sha'abi, mas, atualmente essa mesma palavra é utilizada para um gênero musical.

O Sha'abi gênero musical é uma reformulação da música foclorica para o contexto atual da sociedade egípcia e voltado para uma outra realidade, das radios, da TV e miscigenando com o contexto da Raks Sharq.

Sha'abi atualmente pode ser chamado de estilo pop, pois mais do que folclórico é o tradicional mais as influências de uma sociedade contemporânea.


 

2 comentários:

  1. Bom saber que minha cabeça tá bem direcionada! Me sinto aliviada de confirmar coisas que aprendo.
    Beijos, adoro seu blog!

    ResponderExcluir
  2. Olá Isis
    Primeiramente parabéns pelo blog e pelo post.
    Concordo plenamente com você, as pessoas acham que dança do ventre é uma coisa só e você com esse post conseguiu diferenciar uma coisa da outra, o que é ÓTIMO para quem está começando a aprender agora.

    Beijinhos! =)

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...