TOP 20 músicas que toda bailarina deveria saber part 07 - Ah Ya Zain

2
Ah Ya Zain (Oh bonita!)
Mohamed El Bakkar

Compositor Libanês dos anos 50 que fez muito sucesso no Egito, na época do rei Farouk e posteriormentena Broadway e claro em Hollywood (USA).


A obra de mohamed El Bakkar traz estilos da Siria, Libano e Egito, toda ela envolvida na atmosfera de Mil e uma noites criada pelo cinema.








As primeiras músicas de Dança do Ventre que chegaram até nós forma de Mohamed el Bakkar, quem nao se lembra das fitinhas cassetes com odaliscas seminuas na capa!? Radio Bastet que o diga, não!? Quem aprecia vintage Belly Dance precisa ser fã desta radio com tantas pérolas do passado!




A interpretação para as suas músicas segue o estilo Cabaret Clássico pois é a figura da Odalisca, com véus e saias transparentes rodadas, calça bufante e rosto coberto. Como o figurino de Nejla Ates uma das bailarinas de Mohamed El-Bakkar:






O estilo egípcio definitivamente não cabe aqui!



2 comentários:

  1. Isis me tira AQUELA dúvida...Se a pessoa tem o estilo egípcio e dança essa músicaa com micro movimentos estaria então errado? Não entendi. Pq apesar de não ser exatamente o estilo que mais gosto, consigo imaginar os movimentos egípcios com a música.

    ResponderExcluir
  2. Nao existe a palavra errado na Arte. É claro que você pode utilizar, mesmo porque esta música está no album POrt Said em que El Bakkar utiliza o Egito como inspiração. Mas se voce for respeitar o contexto de quando a obra foi criada é mais apropriado selecionar passos Ghawazee (que sao mais espacosos que o classico egipcio) ou assumir o estilo American Cabaret que era como as bailarinas do el Bakkar dancavam. Eu gosto de respeitar o contexto das músicas e em uma aula é importante entender como tudo comecou. Eu utilizo como Cabaret pois a estrutura musical nao segue os clássicos, como Faride el Atrache, Um Khultum e sim as cançoes populares da periferia. E mesmo assim El Bakkar seguia a estrura musical libanese de voz e coro, caracteristico dos dabkes.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...