Dança com Taças tem suas origens na Grécia

1
Uma das mais sensuais entradas em um repertório de Dança do Ventre é a Dança com Taças. Mas, de onde vem este estilo? Qual a origem? 

A Dança do Ventre é uma Arte de Quebra-Çabeça, pois cada pedacinho dela surgiu em um lugar diferente e como toda a arte, se mantém viva recriando-se a si mesma de acordo com o contexto ao redor. 
Se fossemos listar este estilo, diríamos diretamente que é americano e que tem alguma influencia das danças do extremo Oriente. Mas, encontrei em um artigo algo muito interessante de se compartilhar.

Na ilha grega de Metalini, quase fronteira com a Turquia, existe uma dança com pequenas lamparinas. Dançada ao ritmo Syrto é uma dança folclorica distante da técnica da Dança do Ventre, mas que em alguns momentos podemos identificar pequenos oitos laterais e círculos com os braços que lembram muito os movimentos realizados na dança com Taças.

Eu encontrei um video no youtube, o comecinho está confuso, mas deixe rodar um pouquinho e observe as jovens ostentando suas lamparinas. Daqui já dá para ter uma idéia de como tudo começou.

Há também a dança com uma única vela. A bailarina equilibra seu candelabro/lamparina sobre a cabeça, como pode ser visto no video da bailarina grega Chryssanthi Sahar :



Como a Dança do Ventre é uma coleção de danças populares adaptadas e transformadas para um contexto de espetáculo, está mais uma dica  para as suas próximas inspirações. 

Ao estruturar uma coreorafia com taças, procure músicas gregas para Dança do Ventre, e também os movimentos característico.



Um comentário:

  1. Olha a coincidência, decorei minhas taças hoje pois amanhã terei minha primeira aula com elas... venho aqui e encontro seu post falando justamente nelas!

    Bjuss
    O visual do Blog está ótimo.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...