3/4 Shimmy - adequando o movimento à célula ritmica (segredinhos de professora)

2
Entre tantos e-mails que recebi, vários solicitaram que eu explicasse melhor sobre como adequar o movimento ao tempo ou à célula rítmica.
Antes, uma liçào de música para entendermos melhor o que é  que estamos estudando:


3/4 na Música:

Métrica - é a divisão de uma linha musical em compassos. A música é organizada em compassos e cada batida do compasso pode ser dividida em 2, 3 ou 4 partes definindo o ritmo 2/4, 3/4 ou 4/4 . No nosso caso (para este shimmy) a métrica está dividida em um compasso de 3/4 (1,2,3/1,2,3/1,2,3).

Ritmo - é a frequência de repetição das batidas no tempo, a pulsação pura na música, você pode ouvi-lo ou simplesmente senti-lo. O ritmo está muito próximo à definção da métrica.

Tempo - é a pulsação primordial da música. O tempo na música se divide em valores iguais: os compassos. Se nossa música leva 3/4 compassos, em cada compasso você identificará 3 batidas (em uma média de 3 segundos).

Para o nosso caso, o 3/4:
As notas estão subdivididas em trê partes iguais dentro de um quarto, ou seja, temos 3 batidas em uma célula. 3 batidas para 1/4.




Ficou complicado? 
Vamos pensar isso no movimento. Ao executar o Shimmy os acentos verticais do quadril funcionam como (escolhendo um dos lados, direita ou esquerda):
Baixo - Cima - Baixo

Ok, Como fazer no tempo certo? Como saber se estou na música ou fora dela? 

Vai uma dica, muito especial: todo mundo conhece ou deveria conhecer a valsa:
"O Danúbio Azul" de  Johan Strauss II... Pois é perfeitamente um 3/4 do início ao fim, não há como errar, o seu quadril deverá encaixar-se nas frases. 

Se você descobrir que dá para fazer uma pausinha entre uma sequência e outra, perfeito! 

Lembre-se, você não irá dançar o Danúbio Azul, a composição serve de base para exercício, por ser um pouco mais pausado do que o andamento das músicas árabes.

A valsa oferece a oportunidade de você entrar no tempo da música sem arrancar os cabelos tentando encontrar o primeiro Dum e os teks teks exatos para o quadril.

Pois é, não entre naquela de que o movimento é só:  Baixo - Shimmy , Baixo - Shimmy, porque não é! Os ilíacos devem executar linhas verticais baixo-cima-baixo no tempo.


2 comentários:

  1. Uma aula realmente... Lí e reli, devo confessar que como leiga e iniciante na dança... parece 'grego' para mim... Espero logo estar apta a absorver melhor tais conhecimentos.
    Grata!
    Bjusss Bom Domingo!

    ResponderExcluir
  2. Que aula interessante e rica em informações. Para quem está iniciando ou até mesmo para quem ja está a mais tempo, são informaçoes de muita importância, pois na maioria das vezes nos preocupamos mais em aprender os passos e nos esquecemos das origens, queremos dançar e dançar sem importar de saber a história em sí, como surgiu aqui no Brasil etc. Adorei. Seu Blog é nota 1000. Parabéns. Você é demais. bjos

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...