Danças Núbias- Dúvidas frequentes parte 02

0



Como acontece com a maioria das apresentações folclóricas, o figurino segue o contexto do espetáculo e muitas vezes parecem bem distantes das roupas tradicionais. Não há nenhum problema quanto a isso, já que a bailarina muitas vezes não dispõe de tempo hábil para fazer tantas trocas durante um show.

Mas acaba confundindo ou melhor levantando dúvidas em quem está estudando os estilos. Pairam questões no ar como: "Mas, se é dança núbia por que ela veste uma galabiya baladi?" ou "É núbia ou fellahin? A roupa parece a mesma, e agora?"...

O ritmo musical, chamado: Nuba, se distingue do tradicional árabe e se destaca mais com elementos africanos. 

Outra questão importante é que o estilo núbio veio a ser conhecido mundialmente através de Mahmoud Reda. Ou seja, muitas das bailarinas aprenderam uma versão adaptada para à Raks al Sharq, com elementos de outras dancas e que se confunde com as danças sudanesas. Quando tratamos de tradições culturais, Sudaneses e Núbios podem dividir um mesmo território, serem muito parecidos, mas são povos diferentes! Essas sutilezas fazem diferença na hora em que estiver se aprofundando nos estudos das danças folclóricas. 


Abaixo segue uma apresentação que estamos acostumados a assistir como sendo Dança Núbia, mas para os núbios autênticos, está mais para um estilo árabes do Sudão. E é justamente o que aprendemos a partir de Reda. 





O vídeo abaixo mostra um casamento núbio:





O vídeo abaixo mostra uma apresentação do estilo Sudanês:




Esteja atenta ao figurino, os Núbios vestem uma galabiya que muitas vezes confunde-se com a dos fellahin por conta dos babados na barra, mas é mais justa (corte é um tubinho reto), as mangas justas levam babados na borda e quando utilizam véus revelam todo o rosto.  Já as Sudanesas cobrem-se todas com uma longa manta da mesma cor que a galabiya. 



No outro post eu escrevi sobre um compositor de estilo clássico Núbio, mas, se preferir o estilo pop, aberto à fusões: Mohamed Mounir (ele é Núbio também!)! Ouça "Shamandora" composta por ele em 2004, é uma opção na hora de montar uma coreografia de Dança do Ventre adaptada ao estilo Núbio. 




)O(
isis zahara

0 comments:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...