Dança do Ventre estilo iraniano, origens parte 02

6
  

 "Todos que estudam a dança do ventre nos dias atuais 
é interessante investigar as contribuições de 
diferentes manifestações do Oriente Médio."

Jasmin Jahal - Persian Dance 2001


Embora seja muito raro encontrar apresentações de dança persa, o estilo é dotado de uma beleza singular. A delicadeza dos braços e deslocamentos aproxima os movimentos do ballet clássico ocidental e há uma mistura entre influências indianas e árabes.

O historiador grego Herodotos descreveu as danças da Pérsia como o resultado do intercâmbio entre Egito e Grécia. Segundo ele in 478 a.C artistas gregos e egípcios eram importados para a corte do Imperador persa deste período.

Na religião antiga, o zoroastrismo, a dança fazia parte das orações rituais incluindo manifestações com espadas, fogo e até Hipismo artístico.

Infelizmente, o Iran sofreu diversas invasões e foi palco de muitas guerras, primeiro os árabes e depois o império Mongol. As mulheres iranianas foram escravizadas, obrigadas a dançarem como cortesãs nos bazares de venda de escravos. 

Esse momento histórico, ainda na Idade Antiga, resultou em um trauma cultural conduzindo a tradição iraniana à atitudes conservadoras em relação à dança feminina.




Com o advento do Islã a dança tornou-se proibida, mas não morreu, manteve-se no folclore de grupos nômades e renasceu com os imigrantes iranianos, residentes em outros países, que buscavam  manter viva a cultura.

O resgate se fez também entre 1795 e 1925, na corte de Fath Ali Shah da dinastia Qadjar. Shah exigiu que artistas alegrassem novamente as festividades, a dança deste período é conhecida como Dança Clássica Persa.

Desde então a danca feminina tornou-se novamente parte da vida dos iranianos. Toda menina aprende a dançar em casa para os familiares e mesmo com a revolução fundamentalista de 1979, as mulheres continuaram dançando no interior de suas casas.









6 comentários:

  1. parabens pela tradução e tema, adorei! obrigada pelo selo e indicação, obaaa! eu respondi há alguns posts atra´s... mas ta valendo o seu pedido, logo eu faço um novo ' 7 coisas' valeuuu!
    :)

    ResponderExcluir
  2. PARABÉNSSSS PELO BLOG !!!
    OBRIGADA PELO SELO, AMEIIIIIIIIIIIIII
    BJUUUUUUUUUUUU

    ResponderExcluir
  3. Como sempre atenciosa e carinhosa com todas nois.....bjs adoro vc pela sua simpatica e atenção que da....vou gravar meu video pra te mandar.bjs

    ResponderExcluir
  4. Oi Isis! Obigada pelo selo e pela visita ao blog! Gostei do seu, contém temas interessantíssimos! Voltarei sempre.
    Um grande beijo!

    ResponderExcluir
  5. Passando só pra deixar um bjs a todas que adora esse blog.

    ResponderExcluir
  6. Minha linda,
    Tem selos pra ti lá em meu Blog.Te presenteio com imensa alegria :)
    Eu amei esse post,e esses vídeos me deixaram extasiada,que lindo!
    Beijo grande !

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...