As técnicas de pandeiro na Danca do Ventre parte 02

0
   
    Existem diversas técnicas para dançar e tocar os diversos tipos de pandeiros, desde o modo clássico ao popular. 

  Um estudo mais aprofundado nos mostra que esse estilo é muito antigo e está presente em diferentes culturas mediterrâneas, desde Italia, Grecia, Egito até o Marrocos.

   Como continuação do primeiro artigo para os diferentes tipos de pandeiro uma técnica específica foi desenvolvida. Como bailarinas é importante ter uma noção da técnica, da história e observar como o instrumento é manejado durante as danças.

O tipos mais comuns de pandeiros presentes na Dança Oriental:


Riqq: único instrumento de percussão originário da música clássica turca e árabe. As platinelas são dedilhadas e fazem acompanhamento como os snujs.

Daff: No Egito é o mais parecido com o pandeiro ocidental, mas nos países do Oriente Médio como o Iran, por exemplo, o Daff tem platinelas internas que provocam um som semelhante ao chocalho. Muitas vezes o Daff aparece sem platinelas, como no Marrocos e é um instrumento originalmente específico para as mulheres.

Mazhar e Bendir: pandeirões sem platinelas, presente nas manifestações populares, festas e rituais afastados da cidade como o Zar.

  As awalin, bailarinas palacianas utilizavam o riqq em suas apresentações, a performance era mais cantada e tocada do que propriamente dancada.
 




O riqq e as Awalin

   O Riqq possui uma técnica especial, denominada como estrutura clássica, em que é posicionado na vertical, as duas mãos o sustentam na base baixa. Ao dedilhar levemente o ritmo com os dedos, toca-se simultaneamente as platinelas dando um floreado metálico à composição. 

   As awalin compunham canções amorosas pois eram contratadas nas festas de nupcias.

   Em determinados casos elas eram chamadas para ensinar as noivas sobre as  futuras atividades sexuais, assim as canções tinham um apelo erótico e divertido.

   Sabe-se muito pouco a respeito desta categoria de interpretes, mas nas raras descrições sobre elas, é possível dizer que a almeh (singular de awalin) não mostrava o ventre, ao contrário utiliva roupas ricamente bordadas e poderia cobrir levemente o rosto, caso não fôsse cantar. 


Riqq na Música popular Egipcia e Modo Cabaret

O Riqq ou o Daff podem ser tocados de diferentes formas. Uma delas, que ficou mais conhecida, a partir do surgimento da Raqs al Sharq, é o modo cabaret. 
Um novo jeito de tocá-lo foi desenvolvido para as composições de Dança do Ventre. Misturou-se a técnica do derback com a do Riqq.
Para tocá-lo sustenta-se a base com uma das mãos, mantendo o instrumento na vertical e percurtindo sobre a pele com a outra mão.


O Bendir, Mazhar e Daff

Chehel-Sooton sec.XVII Iran
  Os panderões sem platinelas estão presentes nos festejos e rituais, a percussão está aliada ao movimento do corpo, mais como um acessório na dança do que um instrumento propriamente dito. 

   É possível de desenhar uma série de linhas imaginárias com o bendir, colocá-lo próximo aos ombros, percurtir com a extremidade do calcanhar, cotovelos, testa. Como é possível de ver nos shows de Nadia Gamal e Azza Sharif, a relação com o instrumento musical é mais de uma conversa corporal com a figura circular do que produzir um ritmo, isso no contexto da dançarina.

   Tradicionalmente o Bendir é tocado tendo uma das mãos sustentando a base e a outra percurtindo sobre a pele, em alguns casos o instrumento é levemente lançado ao alto no momento da pausa entre duas notas.

isis zahara
)O(



   






0 comments:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...