Dança do Ventre para Grávidas parte 03

1
    A bailarina Morroco (Carolina Varga Dinicu) escreveu diversos artigos que relacionam a Dança do Ventre com a maternidade, desde a incrível descrição em Marrocos, quando assistiu ao nascimento de gêmeos Bérberes até seus escritos sobre os rituais antigos em honor a Grande Mãe.

    A partir de suas investigações em diversas localidades do Oriente, onde colheu relatos e assistiu a partos, Morroco, determina claramente e sem muitas dúvidas a função primordial da Dança do Ventre como uma ginástica preparatória aos músculos pélvicos. 


     Segundo ela o Ocidente teve a infeliz e prematura interpretação de que essa dança estaria voltada apenas para a sedução. O que ressalta uma separação da sensualidade com a maternidade e uma ligação do parto com a dor e não com o prazer.



   As mulheres observadas por Morroco, viviam em tribos nômades, distantes de médicos, medicamentos anti-sépticos e do conforto de um hospital. O pré-natal corresponderia a rituais dançados, cujos movimentos auxiliariam a um parto normal sem problemas ou dores, ou tinham uma noção diferente em relação à dor.


" Minha primeira impressão era de que havia qualquer ligação entre os movimentos mais lentos de dança oriental e o ato físico de dar à luz. Quando em 1961, no final de uma apresentação no Arabian Nights, em Nova York, eu estava perto de uma mulher da Arábia Saudita,Farab Firdoz, que se recusou a acreditar que eu não era árabe, pois segundo ela eu tinha dançado autenticamente (palavras dela). Ela era uma dançarina e tinha aprendido da avó também dançarina. Farab Firdoz me disse que o Belly Roll (eu odeio esse termo), a vibração do diafragma e alguns movimentos no chão eram inspirados no trabalho de parto e que a milhares de anos fez parte de uma cerimônia religiosa."


Morroco, Dancing the Baby into the World

    Os movimentos descritos por Morroco não são iniciantes, nem possíveis de serem executados nos primeiros meses de gestação, pois obviamente provocam as contrações da musculatura abdominal e pélvica. São técnicas direcionadas aos últimos meses e ao momento do parto.




    Entre os Maori, no Hawaí, os redondos são utilizados como técnica direcionada ao trabalho de parto. Todos sabem que as danças Hula são  estilos semelhantes à Dança do Ventre. 


      






)O(
isis zahara 

Um comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...