Repertório das Ghawazee - segundo Edwina Nearing
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Edwina Nearing
Sirat AL-Ghawazi - Gilded Serpent magazine 1976
A Tradição ghawazee é conhecida como uma tradição cigana e muitas vezes acabamos relacionando-os com a rota feita pelo povo Romany desde a India até o Egito e Europa, mas, uma pesquisa mais aprofundada, lendo o livro "O Mistério das Ghawazee" escrito pela orientalista e jornalista Edwina Nearing - as Ghawazee são de diversos grupos etnicos como o Nawar, Bahlawan e Halab e cujas origens sem misturam com a dos Romany, mas não são as mesmas.
A tradição ghawazee Nawaar por exemplo, pode ter vindo da antiga Pérsia, em tempos da rota da Seda...
A coreógrafa e etnóloga Helene Eriksen, especializada em danca e etnologia pela Universidade da Califórnia, definiu as ghawazee como grupo nômade Nawar presentes no Egito, Síria e Líbano. Considerando como exemplo a escrava sexual de Flaubert, Kuthuk Hanen, imortalizada em seu livro "Voyage en Orient" e a histórica Little Egypt presente na feira Mundial de Chicago, lembrando aqui que ambas eram de origem síria.
Outra informação importante e que consta no livro são as descrições feitas por um homem do grupo Nawar e que, inclusive reclama sobre o desgaste da tradição ghawazee em nome do turismo, onde um formato de show foi se estabelencendo e o restante foi sendo esquecido. A pesquisa foi feita em meados dos anos 70, sabemos que atualmente somente uma mulher, a Khariya Mazin ainda mantém a tradição da dança.
Nesta pesquisa interessantíssima, Edwina fez o levantamento de um repertório de movimentos ghawazee que repasso neste post:
Raqs al-Takht: abertura para uma dança de casamento ou outro entretenimento realizados com mizmar e tabla baladi, três ou quatro dançarinos. Não há uma coreografia defninida, mas, uma estrutura pontuada, em determinados pontos da música os bailarinos, deve executar os mesmos movimentos.
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Edwina dançando com Khariya para Gilded Serpent |
Al-Na'asi: A bailarina executa shimmies ininterruptamente tocando snujs. O Na'asi é acompanhado por mizmars tocado num tom mais abaixo, abafando a boca do instrumento.
'Asharat al-Tabla: Um dos músicos segue a dançarina, tocando uma tabla baladi, como na dança de bastão libanesa. A Ghaziyya, inclina-se para trás deixando os cabelos tocarem a pele do tambor.
Raqs al-Jihayni: Descrita no livro como a mais antiga, as ghawazee dançam o Tahtib segurando um bastão e imitando os homens de seu grupo.
Nizzawi:coreografia rápida realizada por duas bailarinas ou mais bailarinas com bastões. Dançam frente a frente em fila, afastando-se e unindo-se, compondo desenhos em grupo e alternando-se em pequenos solos.
As ghawazee nunca dançam com espadas, por ser uma tradição Badawi, dos beduínos.
www.gildedserpent.com
www.snakeskin.com/edwina.htm