Repertório das Ghawazee - segundo Edwina Nearing

0
   "No Alto Egito a dança Ghawazee podia ser encontrada nas cidades de Qena, Balyana e Jirja, bem como Luxor.  Todos os artistas Ghawazee, incluindo as Banat Mazin, eram provenientes de grupos, não Nawari, mas como Bahlawan e Halab. As mulheres, seguem os passos de seus antepassados que a literatura ocidental imortalizou como símbolos de exotismo oriental; os homens tocavam instrumentos musicais, animando casamentos e outras celebrações, realizadando o Tahtib."


Edwina Nearing
Sirat AL-Ghawazi - Gilded Serpent magazine 1976 


     A Tradição ghawazee é conhecida como uma tradição cigana e muitas vezes acabamos relacionando-os com a rota feita pelo povo Romany desde a India até o Egito e Europa, mas, uma pesquisa mais aprofundada, lendo o livro "O Mistério das Ghawazee" escrito pela orientalista e jornalista Edwina Nearing - as Ghawazee são de diversos grupos etnicos como o Nawar, Bahlawan e Halab e cujas origens sem misturam com a dos Romany, mas não são as mesmas. 

    A tradição ghawazee Nawaar por exemplo, pode ter vindo da antiga Pérsia, em tempos da rota da Seda...

    A coreógrafa e etnóloga Helene Eriksen, especializada em danca e etnologia pela Universidade da Califórnia, definiu as ghawazee como grupo nômade Nawar presentes no Egito, Síria e Líbano. Considerando como exemplo a escrava sexual de Flaubert, Kuthuk Hanen, imortalizada em seu livro "Voyage en Orient" e a histórica Little Egypt presente na feira Mundial de Chicago, lembrando aqui que ambas eram de origem síria.






    Outra informação importante e que consta no livro são as descrições feitas por um homem do grupo Nawar e que, inclusive reclama sobre o desgaste da tradição ghawazee em nome do turismo, onde um formato de show foi se estabelencendo e o restante foi sendo esquecido. A pesquisa foi feita em meados dos anos 70, sabemos que atualmente somente uma mulher, a Khariya Mazin ainda mantém a tradição da dança.


     Nesta pesquisa interessantíssima, Edwina fez o levantamento de um repertório de movimentos ghawazee que repasso neste post:

 Raqs al-Takht: abertura para uma dança de casamento ou outro entretenimento realizados com mizmar e tabla baladi, três ou quatro dançarinos. Não há uma coreografia defninida, mas, uma estrutura pontuada, em determinados pontos da música os bailarinos, deve executar os mesmos movimentos.

Edwina dançando com Khariya para Gilded Serpent

Al-Na'asi: A bailarina executa shimmies ininterruptamente tocando snujs. O Na'asi é acompanhado por mizmars tocado num tom mais abaixo, abafando a boca do instrumento.

'Asharat al-Tabla: Um dos músicos segue a dançarina, tocando uma tabla baladi, como na dança de bastão libanesa. A Ghaziyya, inclina-se para trás deixando os cabelos tocarem a pele do tambor.

Raqs al-Jihayni: Descrita no livro como a mais antiga,  as ghawazee dançam o Tahtib segurando um bastão e imitando os homens de seu grupo.

Nizzawi:coreografia rápida realizada por duas bailarinas ou mais bailarinas com bastões. Dançam frente a frente em fila, afastando-se e unindo-se, compondo desenhos em grupo e alternando-se em pequenos solos.

    As ghawazee nunca dançam com espadas, por ser uma tradição Badawi, dos beduínos.

    

www.gildedserpent.com
www.snakeskin.com/edwina.htm

0 comments:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...