Iraqi Dança do Ventre - Estilo Kawleeya

0
Agradecimento à Dalia AlChamary que ofereceu muito das informações e videos deste post
 
Malayeen - bailarina mais famosa do Iraqi

 
 
 A palavra Khaliji se refere a tudo o que é pertecente ao Golfo Persico, assim como a palavra Baladi refere-se à cultura egípcia. Mas o Golfo possui diferentes países, etnias e diferentes estilos de Dança.






No início dos anos 90 ficou famoso o Al Nasha'at que acabou ganhando o nome de khaliji, embora fosse um estilo de dança específico da Arábia Saudita.

 



 
Há pouco tempo atrás um outro estilo tornou-se popular e muitas vezes apelidado de  Khaleege Moderno ou Iraq. Essa dança se chama Kawleeya.






A Dança Kawleeya

Sem o uso da thobe tradicional o Kawleeya tem movimentos mais rápidos e agressivos com os cabelos e com os pés. Faz parte do estilo dançar no chão com toda a liberdade de movimentos sem nenhuma restrição.
A bailarina mais famosa do Iraque é chamada Malayeen também considerada uma das mulheres mais bonitas do Golfo pelos seus longos cabelos. Os cabelos pretos, lisos e longos são um símbolo de beleza feminina no Iraque.

Outra característica do estilo é o uso de armas, espadas e punhais. Num outro contexto que o utilizado na Dança do Ventre Americana.
 
A bailarina utiliza dois punhais mimetizando um esfaqueamento, pois é, isso mesmo, pois a música, geralmente uma canção romantica  triste, fala que ela cometerá suicídio caso o amor não retorne ou seja correspondido.

Aqui vai um exemplo em video:




A música Iraq
O estilo musical iraquiano tem suas origens na antiga Mesopotâmia, sendo considerado um dos mais antigos do mundo. A música judaïca teve grande influência na estrutura da musica iraquiana moderna devido a uma escola que acolhia crianças judias em Bagdad e que acabou formando diversos músicos que por fim se tornaram famosos em todo o Iraque.

 

 

Um outro detalhe é que até os anos de 1940 não existiam mulheres cantoras, pois a exibição social por parte da mulher era considerada vulgar e todas as que se propunham a se tornarem artistas acabavam trabalhando em bordéis. Mas como toda a regra tem uma exceção uma cantora se destacou neste período, Salima Pacha Murad,e  foi distintamente respeitada no Iraque e em Israel durante toda a sua carreira.







O ritmo Kawleeya

O ritmo típico do Kawleeya é o chobi. Esse ritmo é utilizado no dabkeh iraquiano e na dança do ventre. As variações desse ritmo são muitas, mas aqui vai a nomeclatura básica da célular ritmica. Ao que soa aos meus ouvidos, o chobi é parecido com o ritmo brasileiro Baião.


 

Chobi 4/4

 

1__2  -3 -4_

DD-D -T-T-T
 



Os Instrumentos Musicais

Os instrumentos de corda  mais comuns no país são:


 o Alaúde



Kanoon




 Santour
Uma espéçie antiga de Marimba. foram encontrados registros de que esse instrumento musical é tocado desde a antiga Babilônia.
 


Jozah
Uma espécie de violino






 Os instrumentos de sopro incluem flauta Ney e a Zurna



Os instrumentos de percussão são  a tabla de madeira ou de argila

 



Daff
O Daff iraquiano e o Iraniano possui diversos metais presos nas bordas de madeira. Isso proporciona um som parecido com chocaclho.
 


Naqqarra
Parace uma conga e é a dupla de pequenos tambores que dá aquele som metálico característico da música iraquiana.




 Tambura
Uma espécie de Arpa com apenas 6cordas.



 


O Dabkeh Iraquiano

Nos países árabes é muito comum o Dabkeh, dançado com o ritmo chobi. A característica da dança em fila se repete e alguns passos também são bem parecidos com o libanês e palestino. Mas, há as características regionais, o dabkeh iraquiano é mas acrobatico como mostra o video:






O erro :( Malaya
 
Esse estilo de dança é bem estranho mesmo, embora exista não é muito apreciado aos que gostam da dança como uma arte. Tem outros objetivos e eu espero que não seja copiado, pois está longe dos meus princípios como bailarina e coreógrafa. Mas o Malaya existe e é dançado nas casas noturnas e dependendo da festa as "dançarinas profissionais" são contradas para entreter os convidados.

A questão é:  cuidado com as pesquisas no youtube. A internet oferece todas as informações possíveis, mas não um parâmetro do que é correto e o que não é. Então simplesmente por estar escrito grupo de danca - casamento arabe, não quer dizer que isso acontece em todas as festas árabes, existe um contexto para isso.
 

 

0 comments:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...