O que é Dabke? Origens e relação com a cultura cigana 02

2
    Antes de entrarmos nos passos, gostaria de escrever um pouco mais sobre as origens do Dabke. 

kamanja
    O que conhecemos atualmente como Dabke foi uma compilação de diversos estilos que os irmãos Baalback reuniram para compor o Festival Nacional de Dabke e assim terem uma dança representativa do país. 

   Além daquela história que  a dança surgiu do trabalho entre os homens, também há uma versão interessante e que faz bastante sentido, pois remete 2200 anos atrás, na cidade de Tadmur, na atual Síria, houve uma rebelião contra o Império Romano e os homens criaram uma dança que pudesse fortalecê-los, aqui o Dabke é colocado como uma dança de guerra.

    E faz sentido, quando estudamos as origens das Danças, vemos uma relação forte entre passos como saltos, gritos e sapateado com o treinamento dos soldados. O salto é uma manifestação de força e agilidade, os gritos e o sapateado, nos remetem à união de um grupo fortalecido. 

Mizmar
   Mas, o mais interessante disso tudo é a semelhança entre o Dabke e as danças russas, alguém já prestou atenção? 

     Como são semelhantes? 

     Existe claro uma relação entre ambas as danças: a cultura cigana!

     Sim, os ciganos estão presentes aqui também,  são os clâs Nawar e Ghajar que mais influenciaram as danças lebanesas, turcas, kurdas, armenias e, claro, russas. 

     Nawar, isso me lembra algo, o principal e mais conhecido ritmo de Dabke chama-se Nawari 4/4, também os intrumentos utilizados para a musica são os mesmos para a música gawazee (cigana):
Tabul

Mijwiz
 Tabul ou Tabla Baladi, Mijwiz, Mizmar, e a Kamanja ou Rebaba se for entre beduinos, já na música moderna é substituido pelo violino.









)O(

isis zahara

2 comentários:

  1. Embora o meu conhecimento sobre Danças Russas,seja bem superficial,o pouco que já vi,consigo sim visualizar pontos em comum com o Dabke...Tomara que tenha continuidade esse post,muito interessante.
    beijos e muitas flores ;)

    ResponderExcluir
  2. obrigada querida! prometo fazer uma relação mais aprofundada! beijos para você tambem! obrigada pelas flores! )O(

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...