Dança do Ventre estilo Turco - Uma tradição Romany parte 02

2
    Para aprofundarmos no estilo turco é imprescindível ler os artigos de Artemis Mourat e estudar um pouco da história da danca na Turquia, justamente para compreendê-la como parte da Dança do Ventre.



cengi da Anatolia 
   Digo isso porque até os anos 70, não se tinha noção das diferenças de estilo e os filmes egícpios tornaram-se a referência da dança oriental feminina e é por isso que é o estilo mais divulgado até então. Por outro lado, durante a década de 80 os restaurantes turcos contratavam mulheres pela sua beleza e que não eram exatamente bailarinas, na maioria das vezes prostitutas e que davam um caráter mais vulgar do que sensual à suas performances e isso fez com que muita gente renegasse o estilo turco. 


Mas, a Dança Oriental Turca é uma corrente maravilhosa possui uma história que mescla a cultura cigana, o período dos haréns e uma era de ouro, no início dos século XX,  com muitos teatros, pela hegemonia do império Otomano que abrangeou os Balcãs, a Hungria, Grécia, Anatólia, Sul da Europa, Síria, Palestina, Egito e Argélia.




 
O período dos haréns foi um dos momentos de maior intercambio pois  reuniu o maior numero de mulheres provindas das diferentes regiões.





O Harem - Picasso

   Conhecida pelo termo Ciftittelli é considerada "A Dança que amolece as pedras" tendo elementos das danças gregas e romanas, da dança persa, a danca Selçuk dos mongóis asiáticos e finalmente pela dança egípcia.


A Dançarina, geralmente chamada de Cengi, é a cigana, pois com exceção das danças folcloricas sempre foi  considerado um tabu a mulher turca dançar.
Portanto, as dançarinas jamais foram foram turcas e sim albanesas, ciganas, armênias, circassianas, judias etc...



Com exceção dos tempos atuais, a Dança do Ventre turca manteve a tradição romany do improviso, braços e abdomen serpenteantes :"A Dança Serpentine", onde você acha que a Rachel Brice se inspirou? - a utilização constante de snujs, pandeiros e saias extremamente rodadas, também muitos véus, sob influência do imaginário fantasioso dos haréns.




outros artigos:



Turkish Style Belly Dance - Artemis Mourat (www.serpentine.org)
wwww.bellydancemuseum.com



2 comentários:

  1. Olá! Obrigada por compartilhar!
    Estou gostando muito do seu blog!
    Este sobre estilo turco eu adorei. Obrigada!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...