Dança do Ventre estilo Turco - karsillama e Roman Havasi part 04

0
 A bailarina mais conhecida atualmente na Turquia é a Didem; como já mencionei num post anterior em que os artistas geralmente são de origem romany, ela não foge a regra. Mas o que a Didem tem de especial é que ela resgatou a qualidade da Dança do Ventre na Turquia, saindo um pouco daquela questão que selecionava mulheres mais pela sua beleza do que pela sua dança, sem querer desqualifica-la como uma beldade, a moça é extremamente bonita, mas, ela traz algo mais em relação as bailarinas da geração de 80.

    Didem também orgulha-se da sua origem e em uma de suas primeiras aparições na TV IBO da Turquia ela apresenta elementos do Roman Havasi em sua dança, como segue abaixo e observe como o ritmo é interpretado mais lento em relação ao americano. 




    Mas, quais são as diferenças entre Karsillama, Roma, Chiftelli, como eu estruturo uma dança em estilo turco ou turco cigano sem cometer erros?

   Estudar e estudar e estudar para sempre, e estar disposta a entender que nunca saberemos tudo por completo...mas, podemos aqui diferenciar três ritmos ou três princípios ritmicos e alinhá-los com o conhecimento de Dança do Ventre sem desrespeitar nenhuma tradição.

Karsillama

     Segundo Ahmet Ogren, professor de estilo romany e que leciona aqui na Bélgica, o Karsillama é uma dança folclórica dançada sempre em dois ou mais pessoas e se usa uma bandana na cabeça o que as confunde com ciganos.

  No Karsillama as evoluções acontecem em fila, rodas e é uma herança do Império Otomano, portanto você irá encontrar a mesma formação em países dominados pela Turquia no passado, como por exemplo na Grécia. Aliás, nas ilhas gregas o karsillama é mais famoso do que na própria Turquia. A contagem do ritmo segue mais ou menos assim: 1-2, 1-2, 1-2, 1-2-3




    Segue aqui um vídeo, onde é possível ter uma idéia dos passinhos básicos, bem básicos, do karsillama turco:


   E, finalmente a Didem interpretando um solo de tabla (Yasar Aspenke) com ritmo Karsillama, mostrando que a Dança do Ventre pode transcender as  fronteiras da dança folclorica sem cometer nenhuma aberração:



Roman Havasi

    A dança Romany turca ou o Roman Havasi é tradicionalmente interpretada individualmente, porque muito da personalidade do dançarino é exposta durante a apresentação, isso quer dizer que há diferenças substanciais entre bailarinos, como acontece na dança do ventre, cada um tem um estilo pessoal de dançar. 

   Mas alguns dos movimentos presentes são característicos como é o caso dos punhos fechados, entrechocar dos pulsos, marcação com o calcanhar e diversos saltinhos. Geralmente a contagem do Roman Havasi segue 1-2, 1-2,1-2, 1-3.

   Nos Estados Unidos o Roman Havasi acabou sendo denominado por Rompi Rompi e acabou se misturando ao ritmo Karsillama.


(continuarei no proximo post)

)O(

isiszahara








0 comments:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...