Segredos para não tensionar os joelhos durante os Shimmies

1
"Para falar em postura, precisamos primeiro saber jogar com os opostos: a tensão e o relaxamento. Entenda-se bem que a tensão obviamente é necessária, mas o acúmulo de tensão que se espalha por vários pontos do corpo, retendo emoções, travando os movimentos, é totalmente nocivo. Também não devemos confundir relaxamento com abandono de estrutura e falta de tônus. Esse equívoco faz com que a pessoa enfraqueça cenicamente, perdendo o brilho e a intenção. Somente quando o corpo está com seus opostos equilibrados, livre de dúvidas ou inseguranças, é que o processo da dança deve iniciar.

CENCI, Cláudia - A Dança da Libertação, Vitoria Regia, pag 56



Cláudia Cenci esclarece muito bem no capitulo sobre a postura, que acúmulo de tensão nos é totalmente nocivo, principalmente quando esta tensão se concentra no joelho.

Raqia Hassam, mestra egípcia, em um dos workshops sobre vibrações,  os shimmies, ainda nos anos de 1999, primeira vez em que esteve no Brasil, ela comentou de forma clara que os joelhos devem manter-se relaxados e a alteranância dos mesmos deve se fazer da mesma forma como a mecânica de uma caminhada, ou seja, como você anda? Observe, não andamos com os joelhos flexionados, então não devemos flexionar tanto quando o fazemos em vibração. 



Suhaila Salimpour, a mestra norte americana, desenvolveu uma técnica em que o shimmy resulte da contração dos glúteos, isso mesmo! Não que os joelhos deixarão de atuar, isso é impossível, mas, fortalecer glúteos e coxas é o grande segredo.


 
Exercício para glúteos by Suhaila Salimpour

Sente no chão, coluna ereta, pernas abertas no seu limite. Contraia levemente um glúteo, sem o auxílio dos joelhos, relaxe, contraia do outro lado, relaxe. Siga alternadamente contraindo e relaxadando até que a musculatura da região esteja apta a realizar em uma velocidade maior. 



Exercício para Shimmy saudável
flexão alternada com intenção para trás

Em postura ereta, braços ao longo do corpo, coluna e quadril no eixo. Os joelhos estão relaxados, em vez de fleixoná-los com intenção para frente die intenção para a parte de trás dos joelhos, ou seja para aquela parte côncava conhecida como fossa poplítea.

Imagine que você encosta essa parte côncava em uma parede imaginária (isso acontece na extensão da articulação),extenda, relaxe, extenda, relaxe. Primeiro os dois juntos e depois alternadamente.

 A inversão do direcionamento da intenção provoca uma alteração na tensão aliviando e muito o que pode tornar-se um problema. 
 
 
Repita o mesmo movimento, sentada no chão. Matenha as mão apoiadas atrás, mas não deixe o peso do corpo sobrecarregá-las. Alterne joelhos e tente encostar a parte inferior dos joelhos no chão.









Um comentário:

  1. Isis!!! QUE BLOG MA-RA-VI-LHO-SO é esse?
    Gente tem tudo! vou demorar um ano inteiro pra ler tudo o que voc~e disponibilizou aqui! E tudo Tão interessante (ao menos pra mim que estou inicando na dança e amando ler e estudar)! Nossa! to apaixonada!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...