Um pouco mais sobre os Tuaregs...

0
Recebi alguns e-mails com perguntas sobre o o povo Tuareg e suas tradições.




Quando falo rapidamente sobre eles em uma aula sobre o Guedra, utilizo como introdução o filme "O Céu que nos protege" do Bernardo Bertollucci, apenas para situar o contexto e a vida destas famílias nômades.

Cada vez mais reduzidas estes grupos sobrevivem  desde muitos séculos e resistiram à dominação dos árabes durante os séculos 7 e 11, embora atualmente são em grande maioria muçulmanos. O que não os impede de manter as tradições originais, uma delas, a igualdade de direitos desfrutada entre homens e mulheres.

A palavra "Tuaregue" quer dizer, em árabe, abandonado por Deus, por serem rebeldes e insistentes em manter a identidade do grupo etnico. Entre eles, são reconhecidos pelo idioma: Kel Tamasheq e pelo turbante azul : Tel Tagelmust.

Acho mais poético chamá-los de "Filhos do Vento" ou "Povo Azul" pois enfrentam desbravadoramente as areias em meio ao vento e sob um sol de 40ºC, que cai para 0º C com a noite.

A cultura Tuareg dá a mulher o poder de decidir e determinar as regras do grupo, cabe à primeira esposa administrar a família incluindo as demais esposas de seu marido, que por obediência não erguem ao menos a cabeça em sua presença. Se houver problemas na relação a mulher tem o direito de separar-se e procurar um outro pretendente.

Para saber um pouco mais:

A jornalista  Monica Gugliano viajou para a Africa e escreveu uma bonita matéria na revista Marie Claire de agosto de 2007.

Também no site da Khan el Khalili:

0 comments:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...