Mahmoud Reda - adaptação do folclore para o Teatro

0
No Ocidente, propriamente nos Estados Unidos, a Dança do Ventre tornou-se um fenômeno que vêm atraindo mulheres de todo o mundo.
A estrutura técnica é acentuada a partir do conceito do espetáculo, ou seja, a metodologia desenvolvida está voltada para à apresentação e tão bem feita que o processo pode ser invertido, bailarinas árabes compartilham aulas com as americanas e os repertórios se mesclam.
Além da utilização de véus como companheiros indispensáveis na cena, podemos dizer que o véu é o "melhor amigo da bailarina", o Ocidente  criou, adaptou e resgatou estilos perdidos de danças femininas de diversos lugares.
Dentro deste conceito falarei aqui sobre a interpretação das manifestações folclóricas, partindo de Mahmoud Reda no Egito, da classificação das famílias ciganas nas margens do Nilo à inserção das danças transe do Norte da África,  do Al Nashar ( o khaleejy) a dança feminina do Golfo Pérsico, danças populares da India e Hawai.

Mas, falemos sobre Mahmoud Reda, que todos sabem acredito eu, foi quem deu início à adaptação do folclore egípcio ao repertório da Dança do Ventre. Não sei se todas as bailarinas já tiveram a oportunidade de estudar ao menos um dia ou assistir aos shows de sua troupe, espero que sim, ele é bastante conhecido no Brasil.
Enfim, quem ainda não o conhece, Mahmoud Reda desenvolveu um estilo de dança que mescla muito a estética do Ballet Clássico com as danças folclóricas do Egito.
Atualmente, seu estilo é demasiado artificial e não agrada muito aos olhos de muitos assistir aos Fallahins camponeses das margens do Nilo saltitando como em um Ballet Romântico, é datado, não tenha dúvida, mas com olhares técnicos, pode-se ver uma rebuscada qualidade coreográfica e para quem está disponível ao estudo é um importantíssimo material de pesquisa.
Não o dispense, o acervo de Mahmoud Reda é uma jóia, assim como a cinematografia dos anos 50 com Samia, Taheya e outras estrelas.
Enfim, o mundo conhece algumas danças populares graças à ele, algumas já faladas anteriormente, como Hagalla e Meleah Laff (há boatos de que foi uma criação do próprio Mahmoud).
A mulher Balady foi detalhadamente tratada por ele através de personagens interpretados por Farida Fahmy, sem ele o ritmo Fallahi talvez não entrasse como parte do repertório da Dança do Ventre.
Mahmoud também desenvolveu um estilo que batizou de Andaluz.

Segue abaixo dança dos Fallahin por Mahmoud Reda:

0 comments:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...