Dança do Ventre - repertório tradicional (em construção)

1
  Ao longo dos anos, a partir do início do século XX, foi construída uma estrutura para o show de dança oriental Raks al Sharqui.

 A chamada da bailarina se dá pela música, geralmente com um ritmo Ayubi ou Maksoun  tocado bem rápido e que exige uma entrada dramática, muitas vezes com véu, particularmente um homenagem a Samia Gamal (foto com véu).
Embora a dança de véus não é muito bem vista no mundo árabe, pois, sendo uma indumentária diária, o ato de cobrir-se e descobrir-se acaba levando uma conotação vulgar .
Talvez você não veja isso num hotel ou em um Cruzeiro pelo Nilo, mas, os grandes shows de Raks al Sharqui reservam esta estrutura tradicional, que se não me falha a memória pesquisadora, foi definida por Najua Fouad.

A música egípcia tem altos e baixo e parte rapidamente para um solo de acordeon ou flauta e depois um solo de percussão até retornar ao ápice com todos os instrumentos, estrutura que pode ser chamada de clássica e que se adequa ao estilo cabaret. 
Dividimos esse momento como: a grande entrada,  a bailarina se apresenta ao público e em seguida incorpora o solo de Taksim, improvisação melódica dos instrumentos de corda ou de sopro, que pode ter como base o ritmo whada al noz. Durante o Taksim a dança é serpenteante, ondulações e dramaticidade. e muitas vezes as bailarinas egípcias franzem as sobrancelhas como se preparassem para um choro simbólico, melhor exemplo que a Dina?
 Finalizada abertura Clássica a bailarina retornará com roupas folclóricas, geralmente para dançar uma Raks al Assaya (bastões) e Melaya a laf (túnica preta) ou apenas uma dança ao ritmo Said. Também poderá interpretar um Al Jeel,  um sucesso popular, cantando e batendo palmas com o público. A galabeya dançada no show (foto ao lado de Morocco) segue apenas o modelo de uma galabeya tradicional, mas com muito mais brilho, tecido leve quase que uma fantasia do que uma indumentária folclórica.
O solo de percussão fecha o evento e emenda o mesmo ritmo Ayubi para a saída da bailarina.

)O(
isis zahara

Um comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...