Dança do Ventre - Os estilos do Ocidente

0
Na sequência dos artigos anteriores, escrevo um pouco mais sobre a diversidade de estilos enquadrados dentro do termo Dança do Ventre e que ao longo da história acabaram se desenvolvendo bem longe das fronteiras árabes.
Tratarei mais tarde sobre as danças populares de outros países árabes, mas aqui, finalizo, pelo menos por enquanto, o que surgiu a partir do estilo cabaret e foi para o Ocidente.
É uma preocupação que toda professora e pesquisadora da danca deve se atentar: a linha histórica da Dança do Ventre entre Oriente e Ocidente.

No Ocidente, além das linhas orientais, a Dança do Ventre se dividiu em: American Belly Dance Style, Tribal Belly Dance Style e Tribal Fusion Belly Dance Style.

American Belly Dance Style
Tem como partida o próprio imaginário ocidental sobre o Oriente acentuado pelo cinema, desde os pequenos vídeos feitos sobre o Oriente até as grandes produções hollywoodianas, contando aqui o surgimento da dança moderna.
 Do início do século XX até a sua metade bailarinas e atrizes ajudaram a construir um estilo misterioso, sensual próprio das mil e uma noites. A Dança do Ventre, considerada um a manifestação burlesca estava presente em cabarets, clubes e cassinos, muitas vezes servindo de base para strippers (vale assistir o vídeo em que Bettie Page simula uma dança com sete véus) mesmo assim uma técnica apurada estava se estruturando dentro do que parecia apenas um meio exótico de sedução.
Um dos momentos mais importantes foi o casamento da música árabe com o Jazz  e os ritmos caribenhos, que também aconteceu na dança.
Não se pode falar em estilo ocidental de Dança do Ventre se não atentarmos para a influência do Jazz e da Salsa.
Suhaila Salimpour, uma das grandes mestras americanas, utiliza muita técnica de Ballet e Jazz.

Tribal Belly Dance Style
Tem início com a bailarina autodidata Jamila Salimpour, mãe de Suhaila, que em meados dos anos 70, criou um estilo particular seu e uma nomeclatura que até hoje é utilizada, por exemplo ela batizou o passo mais comum na dança egípcia de "básico egípcio".
O estilo próprio de Jamila deu condições criativas para a bailarina, até então sua aluna, Caroleena Nericcio que fundou o estilo Tribal.
Como o próprio termo solicita, o estilo Tribal reúne elementos de diversas tribos do norte da África, mas sem a pretensão de copiá-los e sim de recriá-los.
Assim, mulheres com turbantes, tatuagens e adereços rústico tomaram conta dos Estados Unidos e do mundo, nascendo um novo conceito para a Dança do Ventre. Uma das características que diferenciam a Dança do Ventre  do Tribal é o fato de as mulheres dançarem sempre em grupos, como reuniões de tribo. Além do figurino extremamente exótico os movimentos se diferenciam de acordo com as linhagens e aqui vão as principais e mais tradicionais, Fat Chance Belly Dance e Black Sheep Belly Dance.

Tribal Fusion Belly Dance Style
Estilo novo, criado pela bailarina Rachel Brice e que se inspira nas tribos urbanas, desvinculando-se da dança coletiva e criando combinações a partir do Break e Hip Hop juntamente com a música eletrônica. E a partir do Fusion, uma diversidade enorme de fusões vêm ditando um futuro incerto mas, sem dúvida, criativo para a nova Dança do Ventre.

0 comments:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...