Melea Laff - verdade ou fantasia?

0
A palavra originária do árabe, melea laff  e que significa lenço enrolado tem em sua origem duas teorias. 

A primeira é a de que Mahmoud Reda, famoso coreógrafo egípcio tenha criado uma personagem feminina, cômica e sensual, com algumas características inspiradas na moda e nas mulheres de Alexandria.

A melea laff, é uma criação livre e moderna e não uma tradição pertencente ao folclore.

A segunda delas é a de que Mahmoud Reda se inspiriou em uma dança popular entre os pescadores de Alexandria. Essa dança teria raízes e influências gregas, ainda de quando o Egito foi dominado pela Grécia na Antiguidade - a cidade de Alexandria (nome dado por Alexandre o Grande) promoveu no passado rituais em devoção à deusa Afrodite Marina. É possível encontrar estátuas gregas de dançarinas cobertas com longas túnicas o que reforçando essa hipótese. 
Acredito nas duas hipóteses, primeiro, porque no passado houve nas culturas mediterrâneas danças rituais em homenagem à deusas marinhas e que ressaltavam partes do corpo referentes à fertilidade, como os quadris, os seios e o ventre. Isso se perdeu com o tempo, mas resquícios culturais sempre se mantêm de alguma forma, mesclam-se a novos e não sabemos mais diferenciar o que é novo e o que é antigo. 
 
 Mahmoud Reda criou sim, juntamente com Dr. Mo Gedawi, uma dança moderna, utilizou figurino da época (anos 60) e coreografou um pequeno teatro Mas, acredito que os passos utilizados das dancas populares podem ter vindo de uma origem longínqua, por que não!?
De qualquer forma, a Melea laff tornou-se um clássico da danca moderna egicpia a ser interpretado e recriado a cada dia. E tornou-se tnao popular que algumas pessoas acreditam ser parte do folclore.

)O(
Isis Zahara

0 comments:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...